EMBRAPA SOJA: Alexandre Cattelan é novo chefe geral
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O pesquisador Alexandre José Cattelan assumiu ontem, dia 25 de fevereiro, a Chefia da Embrapa Soja (Londrina-PR), uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Cattelan participou, com outros três candidatos, do processo público de seleção que se destina a recrutar, avaliar e indicar candidatos ao cargo de chefe geral. Depois de avaliados o currículo, o histórico profissional, o plano de trabalho e traçado o perfil dos candidatos, o nome de Cattelan foi escolhido pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Cattelan terá como chefe de administração o pesquisador Amélio Dall´Agnol; como chefe de pesquisa e desenvolvimento o pesquisador José Renato Bouças Farias; e como chefe de comunicação e negócios o pesquisador Pedro Moreira. O mandato desta Chefia será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Plano de trabalho - Cattelan Defende a gestão participativa, aberta a sugestões. Ele diz que há vários desafios, como a necessidade de ênfase em pesquisa com biotecnologia, ferrugem da soja, pragas secundárias, pesquisas com rastreabilidade da soja, integração lavoura e pecuária, os novos usos dados à soja, entre outros.
Na opinião do pesquisador, a questão ambiental é um tema que perpassa vários projetos de pesquisa e precisa ser incrementada com avaliações sócio-econômicas e ambientais e de impacto das tecnologias geradas. "Também precisamos buscar alternativas tecnológicas, dando ênfase à resistência genética a estresses bióticos e abióticos, controle biológico e manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, visando a racionalização do uso de agrotóxicos, entre outras", explica. Segundo Cattelan, a Unidade pretende estar presente nas discussões que envolvem a Amazônia, assim como desenvolver tecnologias sustentáveis para as áreas já degradadas ou apresentar alternativas como o sistema de integração lavoura-pecuária e silvicultura para a região.
Currículo - Cattelan, 48 anos, é casado, tem dois filhos e é pesquisador da Embrapa desde 1990. É agrônomo, tem mestrado em ciências do solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Su, e doutorado em microbiologia do solo pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. (Imprensa Embrapa Soja)