EMÍLIA-ROMAGNA: Piana destaca projeto de cooperação em congresso mundial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O processo de cooperação entre o Paraná e a região da Emilia-Romagna foi um dos destaques do congresso mundial organizado pela IFOAM - Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica nesta semana, em Modena, na Itália. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, Darci Piana, um dos conferencistas no seminário "Agricultura sustentável, biodiversidade, proteção e comércio justo, juntos contra a pobreza", falou da importância da cooperação com os italianos e dos quatro primeiros projetos que já estão em execução no Paraná.

Envolvidos - O projeto de cooperação Paraná/Emilia-Romagna é fruto de uma articulação do Sebrae/PR, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Governo do Estado, Sebrae Nacional, Presidência da República, cooperativas italianas Legacoop e Confcooperative e Universidade de Bologna. A Emilia-Romagna é uma das primeiras regiões da Itália em renda per capita e é uma das 15 regiões mais ricas da Europa. As micro e pequenas empresas e o cooperativismo são os principais responsáveis pelo desenvolvimento.

Troca de conhecimento e experiências - "Fizemos uma comparação entre o que é feito em nosso Estado e o que é desenvolvido hoje na Emilia-Romagna. A cooperação com a Itália é de fundamental importância, para a troca de expertises e know how, fomento de novos negócios, fortalecimento das cooperativas e das micro e pequenas empresas paranaenses." Piana destacou a participação do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, que também foi conferencista no congresso da IFOAM. "O governo do Paraná tem sido parceiro nessa cooperação." "E a participação paranaense no congresso mundial da IFOAM foi uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos do Estado e mostrar que o Paraná tem potencial para ampliar seus negócios", assinalou.

Projetos de cooperação - O presidente do Conselho do Sebrae/PR apresentou os quatro projetos de cooperação Paraná/Emilia-Romagna: organização da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros em regiões metropolitanas; o desenvolvimento de redes de cooperação para inovação e comercialização de produtos agroalimentares; a formação de executivos e líderes cooperativistas; e a comercialização de soja e milho convencional e orgânico. "Falamos da necessidade de se organizar o setor de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba; da importância de líderes cooperativistas terem uma visão internacional; e da formação de uma rede, com 400 micro e pequenas empresas do oeste do Paraná, no fornecimento de embutidos, queijos e leite dentro de regras de segurança alimentar", disse Piana.

Posto avançado - O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR informou ainda que já está tudo acertado para a instalação, em julho, de um escritório da Emilia-Romagna no Paraná. O posto avançado, para dar suporte às ações de cooperação, funcionará na sede do Sebrae/PR em Curitiba sob o comando da representante da Emilia-Romagna para Assuntos de Cooperação Internacional, Alessia Benizzi. Piana encontrou-se com Alfredo Bertelli, vice-presidente da Região de Emilia-Romagna. "O escritório será o grande elo de ligação entre a Emilia-Romagna e o Paraná e um facilitador para a execução dos projetos de cooperação. Teremos uma comunicação direta, com suporte imediato", reforçou Piana. (Imprensa Sebrae)

Conteúdos Relacionados