ENCONTRO DE NÚCLEOS: Cascavel reúne 110 lideranças para debater propostas para o XIII CBC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante toda manhã desta quinta-feira (13/05), na Associação Atlética Coopavel, em Cascavel, 110 lideranças de cooperativas dos ramos agropecuário, de crédito, de saúde, de transporte e mineral, da região Oeste do estado, participaram do Encontro de Núcleos Cooperativos, organizado pelo Sistema Ocepar e que contou, na ocasião, com o apoio da Credicoopavel (anfitriã). Este foi o terceiro evento realizado e que tem por objetivo formatar propostas do Paraná para o XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promoverá entre os dias 9 e 11 de setembro de 2010, em Brasília. O primeiro encontro aconteceu em Curitiba, na terça-feira (11/05), no auditório do Sistema Ocepar, com 65 participantes, a Uniodonto foi a cooperativa anfitriã. O segundo encontro aconteceu na quarta-feira (12/05), no auditório da Unimed de Francisco Beltrão, com a Coopercarnes como anfitriã e compareceram 92 pessoas. Com o evento de Cascavel, 110 presentes, já são 267 as lideranças que compareceram nos três encontros realizados. A quarta e última reunião acontece na sexta-feira (14/05), em Astorga, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com a presença dos cooperativistas do Norte e Noroeste do Estado. Na ocasião a Nova Produtiva recebe os convidados.

Presença maciça - A abertura do encontro foi feita pelo diretor presidente da Credicoopavel e também da Coopavel, Dilvo Grolli. Logo em seguida, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, apresentou os temas para o debate e aproveitou para fomentar as discussões. Koslovski destacou a presença maciça dos presidentes das cooperativas em todas as regiões. "Estamos contando com a contribuição importante dos dirigentes, que estão se dedicando nos debates em grupo para que o Paraná leve à Brasília propostas fundamentadas em nossa realidade. Com certeza, teremos um excelente material pelo grau de envolvimento de todos nestes encontros regionais", frisou o dirigente.

 

Relatório - "Estou surpreso com as propostas que têm sido apresentadas em todos os núcleos", disse, ao ressaltar que as sugestões elaboradas hoje farão parte de um relatório que será alinhavado pela Ocepar, juntando com as dos demais núcleos e, em seguida, encaminhado para a leitura e aprovação de todos os presidentes das cooperativas do Estado. Ao final chegarão às mãos dos delegados que as defenderão em Brasília, em setembro, para que estes estejam preparados e cientes dos temas propostos. "Aquelas propostas que não forem aprovadas no âmbito nacional, no Congresso, serão aproveitadas pelo Sistema Ocepar no Estado", explicou João Paulo. Esta sistemática de reunir as cooperativas em núcleos surgiu no Paraná e se transformou numa excelente ferramenta para ouvir a base e suas ideias, através de um processo didático e democrático e que hoje vem sendo replicado por diversas outras organizações estaduais.

 

Força e representatividade - O presidente do Sistema Ocepar disse que o objetivo das cooperativas paranaenses é participar do Congresso, em Brasília, e mostrar a força que o cooperativismo tem e que, para isso, é preciso estar munido de propostas que possam fortalecer o setor no âmbito estadual e nacional. "Precisamos ser uma voz unânime com ações que garantam maior competitividade às cooperativas e melhorias ao sistema, pois temos grandes cooperativas que defendem pequenos produtores e é isso que precisa ser reconhecido pelas autoridades que ainda veem o setor como uma sociedade mercantil", frisou João Paulo. (Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Coopavel)

Conteúdos Relacionados