ENCONTRO DE NÚCLEOS: Cooperativistas debatem planejamento para 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início na manhã desta segunda-feira (05/11), em Curitiba, o Encontro de Núcleos Cooperativistas, que tem por objetivo avaliar a gestão de negócios das cooperativas e apresentar as propostas para o planejamento de 2008. A primeira reunião congrega cooperativas do Núcleo Centro-Sul e acontece na sede da Federação Unimed. O evento prossegue durante a tarde com os debates sobre os projetos em andamento e as ações realizadas pelo Sistema em 2007. O Encontro foi aberto pelo presidente da cooperativa anfitriã, a Unimed Curitiba, Sergio Ioshi. "Os resultados conquistados através dos encontros mostram o quão fundamental é debater e planejar os passos futuros do cooperativismo", disse. Compuseram a mesa de líderes, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o presidente da Castrolanda e coordenador do Núcleo Centro-Sul, Frans Borg, e o presidente da Federação Unimed, Orestes Barrozo Pullin.

Expansão - O presidente Koslovski ressaltou que a reunião de Núcleos é extremamente importante porque é o momento em que se discute antecipadamente o planejamento estratégico para o ano seguinte. Para destacar a relevância do planejamento, Koslovski mostrou a evolução dos indicadores do sistema cooperativista do Estado a partir de 1996, ano em que as cooperativas realizaram o Plano Paraná Cooperativo 2006/2010. "Este tipo de ação trouxe uma grande mudança para o sistema", afirma. Ele lembrou, por exemplo, que o número de colaboradores passou de 27 mil no ano de 1997 para 50 mil em 2006, uma variação de 80%. No mesmo período, a participação das cooperativas no PIB agropecuário do Estado passou de 9,2% para 16,5%, um aumento de 79%. Também o número de cursos e treinamentos aumentou, passando de 85 para 2.368 em 2006. "O investimento em cursos foi, talvez, nosso grande diferencial, porque dinamizou o conhecimento em diferentes níveis", disse Koslovski, ressaltando ainda que a constante expansão do Sistema aumenta a responsabilidade de todos na formulação do planejamento de trabalho para o próximo ano. "O que a Ocepar fará em 2008 será definido pelos cooperativistas nos debates e discussões do Encontro de Núcleos", afirmou.

Evolução da Gestão - Após a exposição do presidente do Sistema Ocepar, teve início a palestra do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio Raimundo dos Santos, que abordou o tema a evolução da gestão de modelos simples para  modelos mais complexos, transição essa que envolve inúmeras variáveis,  entre as quais, a quebra de paradigmas e revisão de conceitos. "Ao avaliar a evolução nos processos de gestão e, também, cruzando informações com os conceitos cooperativistas e, principalmente, com os números das cooperativas do Paraná, só tenho um aconselho a dar: não mudem!", afirmou o professor ao final da palestra. "O sistema cooperativista é um sistema vitorioso. Os números relativos à evolução do sistema no Paraná comprovam isso. Além disso, os conceitos do cooperativismo, criados há 150 anos, permanecem atuais, o que demonstra que as cooperativas do Estado estão no caminho certo. A evolução alcançada não aconteceu por acaso. O que é necessário agora, é continuar trabalhando para que o crescimento seja contínuo", ressaltou.

Programação - O Encontro de Núcleos continua no dia 7 de novembro, com reunião das cooperativas do  Norte/Noroeste, em Rolândia; no dia 8, é a vez do Núcleo Oeste, em Marechal Candido Rondon; e no dia 9, é o Núcleo Sudoeste que se reunirá, no município de Mariópolis.

Conteúdos Relacionados