ENCONTRO DE NÚCLEOS I: Paraná inicia coleta de propostas ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar promoveu, na manhã desta terça-feira (11/05), em Curitiba, o primeiro de uma série de quatro Encontros de Núcleos Cooperativos que, neste ano, estão sendo preparatórios ao XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O evento reuniu cerca de 65 cooperativistas das regiões Centro e Sul do Estado, oriundos de mais de trinta cooperativas de diversos ramos. Também estiveram presentes colaboradores da Ocepar e do Sescoop/PR. Os trabalhos foram abertos pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.

Primeiras propostas - Da reunião foram extraídas as primeiras propostas que o Paraná deverá defender no XIII CBC. "É muito importante essa coleta de informações. Precisamos dessa participação. O grupo que esteve reunido aqui é bem representativo e, na somatória com as sugestões que serão levantadas nas demais regiões do Estado, com certeza, iremos apresentar boas propostas no nosso Congresso", afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski no encerramento do Encontro de Núcleo Cooperativo do Centro-Sul. "Essa riqueza de informações geradas aqui compõem um arcabouço muito importante para o Congresso e vai dar legitimidade aos debates que acontecerão em Brasília", disse ainda o coordenador geral do XIII CBC, Maurício Landi, que prestigiou o primeiro evento preparatório realizado no Paraná.   

Temas - Divididos em grupos, os participantes do encontro levantaram a sugestões fundamentadas em quatro grandes temas: "Diretrizes e horizontes da relação política e institucional do sistema cooperativista", "A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo"; "O futuro e os novos modelos de gestão das organizações cooperativistas" e "A competitividade das cooperativas". "É uma oportunidade ímpar colocar nossas aspirações sobre aquilo que desejamos para o fortalecimento do setor tendo como base esses temas. Eles são complexos mas temos que permear neles os nossos interesses maiores para o desenvolvimento do cooperativismo", disse Koslovski ao apresentar os temas e fazer considerações sobre várias questões relativas às cooperativas brasileiras, desafios do setor e promover outras reflexões ligadas ao cooperativismo que serviram como um "aquecimento" para os debates que vieram na sequência.

Sessão plenária - As propostas levantadas no encontro foram submetidas à apreciação dos presentes, votadas e aprovadas em sessão plenária.  "Os grupos apresentaram boas sugestões e vimos o espírito cooperativista dentro delas", avaliou Koslovski. "Todas as propostas oferecidas aqui vão fazer parte de um rol, juntamente com as que forem extraídas nas próximas três reuniões. Vamos compatibilizá-las num documento que será enviado previamente às cooperativas e depois encaminhado à coordenação do XIII CBC", informou o presidente da Ocepar.

Delegados - No evento também foram eleitos os oito delegados do Núcleo Centro Sul que vão representar o Paraná no Congresso Nacional do Cooperativismo, que será realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de 9 a 11 de setembro de 2010, em Brasília. Ao todo o Paraná deverá eleger 39 delegados. Também farão parte do grupo paranaense que participará do XIII CBC o presidente Koslovski, o conselheiro titular do Sescoop Nacional pela região Sul, Guntolf van Kaick, o coordenador geral do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco) Manfred Alfonso Dasenbrock, que preside ainda a Central Sicredi PR e a Sicredi Participações, e Luiz Roberto Baggio, presidente da cooperativa Bom Jesus, e representante nacional do ramo agropecuário da OCB.

Temas gerais - Ao final do encontro, Koslovski tratou de assuntos gerais, como a proposta ao PAC 2 apresentada ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, pelo Fórum Futuro 10, do qual a Ocepar faz parte. Também falou sobre as mobilizações do setor para as próximas eleições, que incluem a organização de um debate com os candidatos ao governo do Estado, logo que as candidaturas forem homologadas, e a entrega de um documento aos candidatos à presidência da República em evento programado organizado pela Abag para o mês de agosto. O presidente da Ocepar deverá participar como um dos painelistas. Já o superintendente José Ricken tratou sobre a nova estratégia de marketing que será lançada para divulgar e valorizar os produtos e serviços das cooperativas do Paraná.

Conteúdos Relacionados