ENCONTRO ESTADUAL I - Ocepar reúne mais de mil lideranças em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
body>

O Encontro Estadual das Cooperativas Paranaenses reuniu mais de mil cooperados de diversas regiões do Estado nesta sexta-feira (02/12) no Cietep, em Curitiba, com o objetivo de congregar o movimento cooperativista no Paraná e fortalecer suas ações. Participaram da solenidade de abertura do evento o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, o senador Osmar Dias, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, os deputados federais Moacir Micheletto, Abelardo Lupion, Ricardo Barros e Eduardo Sciarra, o deputado estadual Élio Lino Rush, o secretário municipal de Abastecimento, Antônio Poloni, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, Darci Piana, presidente da Fecomércio, entre outras autoridades e lideranças e diretores da Ocepar. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi representado pelo vice-presidente da organização, Luiz Roberto Baggio

Balanço de 2005 - Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, fez um balanço de 2005, frisando que este ano foi diferente, pois no ano passado a situação era favorável, com boa safra e bons preços no mercado. Graças ao cenário favorável, o cooperativismo crescia a índices superiores a 20% ao ano. Mas este ano uma combinação de fatores - entre eles a queda da receita nas exportações, o aumento dos custos de produção, clima adverso e queda nos preços dos produtos agropecuários - prejudicou o agronegócio e demais setores da economia. Koslovski explicou que a queda na renda do setor agropecuário é sentida em todos os ramos do cooperativismo: crédito, transporte, infra-estrutura, saúde e trabalho. O presidente da Ocepar destacou a importância do cooperativismo no desenvolvimento do Estado e presidente Lula adiantou, em seu recente encontro com as lideranças empresariais do Paraná, que o grupo interministerial que estuda as reivindicações do cooperativismo trará soluções para diversas questões de interesse das cooperativas, entre as quais o ato cooperativo. No encerramento do seu discurso, Koslovski agradeceu a todos pelo empenho e dedicação na construção de um cooperativismo mais sólido.

Convênios - Durante o encontro foi assinado o convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sescoop PR, com o objetivo de prestar serviços de consultoria técnica-pedagógica pelo Senac, por meio de seus centros de educação profissional no Paraná. O convênio é voltado para a implantação do Programa de Aprendizagem e Capacitação dos profissionais na coordenação e na docência do Programa de Aprendizagem, dentro dos moldes da Lei 10.097/2000. O convênio foi assinado por Koslovski, Darci Piana, presidente da Fecomércio, e Vitor Salgado Monastier, diretor do Senac. Piana disse que a união das entidades é que constrói a força do Estado. "Se a agricultura e a indústria vão bem, o comércio também vai bem", destacou Piana.

Cooperação com a PUC - Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, Científica e Financeira entre a Ocepar, Sescoop PR e PUC-PR. O termo foi assinado por Koslovski e o reitor da PUC-PR, Clemente Ivo Juliatto. O objetivo dessa parceria é a criação de um programa de cooperação abrangendo as atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, consultorias, prestação de serviços tecnológicos, organização de eventos e utilização de instalações, equipamentos e facilidades. O reitor falou sobre a importância do convênio com o Sistema Ocepar. "Nossos propósitos são os mesmos. Queremos alavancar o desenvolvimento do Estado", disse Juliatto.

Cooptur - Em seguida, a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), a mais nova do ramo em atividade, lançou seu novo produto, a "imersão no cooperativismo". Criada em 17 de dezembro do ano passado, com 20 pessoas, a cooperativa já tem quase cem cooperados, segundo seu presidente, Dick Carlos de Geus, que fez uma explanação sobre as atividades da Cooptur. A cooperativa oferece alternativas de lazer, programas culturais e gastronômicos, mostrando os costumes de imigrantes como holandeses e alemães e seu impacto no desenvolvimento do Paraná. Os programas de turismo da cooperativa estão voltados para as áreas de tradicionalismo, cultura, ecologia, aventura, gastronomia e conhecimento do cooperativismo. Apesar de ter apenas um ano de constituição, a cooperativa está sendo bem aceita no mercado, afirmou Dick Carlos de Geus, que também anunciou o lançamento do site na Internet: www.cooptur.coop.br.

Renilda e Nelson receberam Medalha do Mérito Cooperativo - A Ocepar concedeu, durante a realização do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, a Medalha do Mérito Cooperativo aos colaboradores Maria Renilda Gavlak Barbosa e Nelson Costa. Maria Renilda é natural de Araucária e presta serviços ao Sistema Ocepar há 30 anos, na área administrativa, atualmente sendo responsável pela supervisão da Tesouraria do Sescoop Paraná. O superintendente adjunto da Ocepar e Sescoop PR, Nelson Costa, é natural de Curitiba e atua na Ocepar há 25 anos, tendo iniciado sua atuação no Departamento Técnico. É coordenador da área sindical da Ocepar, vogal suplente da Ocepar na Junta Comercial do Paraná, conselheiro suplente no Senar e Sebrae e suplente no Conselho Especializado do Ramo Agropecuário da OCB. A Medalha do Mérito Cooperativo foi instituída pela diretoria da Ocepar em 1999, a ser concedida em reconhecimento a pessoas que prestam importantes serviços ao cooperativismo.

Homenagem aos agentes de desenvolvimento – Em reconhecimento ao importante trabalho executado pelos agentes de desenvolvimento humano das cooperativas, a Ocepar também fez uma homenagem a esses profissionais. Na última reunião desses agentes foi feita a escolha, em voto secreto, do representante de cada região para receber o troféu. Foram eleitos Altiva Aparecida Salles, agente da Agrária, como representante da região Centro Sul; Arlita Terezinha Matté Zanina, da Frimesa, foi eleita para representante as regiões Oeste e Sudoeste; e Antonio Cesar Marini, da Coamo, foi eleito para representante as cooperativas das regiões Norte e Noroeste. Os três agentes receberam uma placa com a inscrição “Por seu trabalho e dedicação nas atividades de treinamento e promoção social do Sescoop Paraná”. A atuação dos agentes de desenvolvimento é considerada imprescindível para o bom andamento dos programas de formação executados pelo Sescoop Paraná.

Conteúdos Relacionados