ENCONTROS DE NÚCLEOS: Em quatro reuniões, 289 participantes em todo o estado

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A série de quatro reuniões dos Encontros de Núcleos Cooperativos, promovido pelo Sistema Ocepar, encerrou nesta sexta-feira (30/10), no Centro Cultural Mathias Leh, em Entre Rios, distrito de Guarapuava, tendo como anfitriã a cooperativa Agrária. Neste evento compareceram 57 pessoas, entre presidentes, dirigentes, líderes, cooperados e colaboradores de cooperativas de diversos ramos. Em todo o estado, esta série de eventos reuniram um total de 289 lideranças. Todas as reuniões contaram com a presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do superintendente, José Roberto Ricken e do gerente de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson Lauermann e do palestrante Ricardo Gefter, professor da Universidade de Bologna, na Itália que falou sobre a inserção do cooperativismo num mundo cada vez mais globalizado. Durante as reuniões também foram delineadas as metas para o ano de 2010 e os resultados alcançados pelo Sistema Cooperativista neste ano.

Importância - A reunião foi aberta pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e contou também com a presença do coordenador do Núcleo Centro Sul, Frans Borg. Koslovski explicou, aos participantes, a agenda de trabalho dos núcleos e avaliou a situação das cooperativas frente à conjuntura econômica mundial. Koslovski ressaltou que os núcleos são importantes e que, ao longo do tempo, em reuniões como as de hoje, na Agrária, o setor cooperativista conseguiu concretizar avanços, como a criação do Sescoop, entidade que apóia ações de capacitação no setor cooperativista. Em seguida, o coordenador do Núcleo Centro-Sul, Frans Borg, presidente da Castrolanda, também saudou os participantes. Anfitrião do encontro, o presidente da Agrária, Jorge Karl, realizou uma apresentação sobre a Cooperativa. Karl ressaltou a história, a estrutura, as ações sociais, os programas de gestão profissional e destacou que na capacitação de colaboradores, a Cooperativa, com aproximadamente 1.100 funcionários, investe cerca de R$ 980 mil por ano em treinamentos e cursos. Na seqüência, o italiano Ricardo Gefter, da Universidade de Bologna, proferiu palestra sobre as ações de cooperativas da Itália para colocar seus produtos nas redes de supermercados daquele país, utilizando estratégias de marketing como a denominação de origem de produtos.

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