ENCONTROS DE NÚCLEOS: Eventos foram encerrados na região Norte/Noroeste
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em seu último dia, o Encontro de Núcleos Cooperativos foi realizado na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina. Representadas pela Cooperativa Central Agroindustrial Ltda (Confepar), as regiões Norte/Noroeste reuniram cerca de 80 pessoas de 17 cooperativas: Confepar; Cofercatu; Coamo; Corol; Copagra; Credicatu; Cativa; Colari; Coagel; Cocafé; Sicredi – Noroeste; Cocari; Coagru; Integrada; Nova Produtiva; Credicorol e Cocamar. O presidente da Confepar, Renato José Beleze, fez um relato histórico da cooperativa e explanou os caminhos que foram percorridos nos 24 anos de cooperativa. "Nesses encontros podemos discutir os problemas em comum e planejar os novos rumos a serem tomados daqui para frente", disse Beleze, ressaltando a importância do evento.
Scotti - Em seguida, o professor da Fundação Getúlio Vargas, mestre em gestão, Miguel Angelo Scotti, ministrou a sua palestra "Administração Pró – Ativa – Superando Desafios", que mostrou aos líderes de cooperativas maneiras diferenciadas de como lidar com a crise. "A forma de enxergar a crise é que faz a diferença. E foi por enxergá-la como um todo que as cooperativas conseguiram superá-las melhor", falou Scotti. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, deu continuidade ao encontro com uma avaliação da conjuntura atual, abordando os caminhos a serem seguidos pela Ocepar. Vários assuntos foram tratados, entre eles a visita do presidente Lula ao Paraná, em agosto, quando foram apresentadas as reivindicações do sistema cooperativista do Paraná. "O grande desafio do Brasil é passar da estabilidade para o crescimento. Mas, antes de resolver os problemas de infra-estrutura, como estradas, energia elétrica e mão-de-obra qualificada, o País dificilmente, crescerá", ponderou Koslovski, que antes do almoço ainda apresentou as propostas da Ocepar para o ano de 2007. À tarde, os representantes do Sescoop mostraram todos os cursos que ocorreram no ano de 2006 e apresentaram os que serão implantados em 2007. Com isso, puderam distribuir um formulário para todos os presentes, no intuito de coletarem sugestões para o planejamento da Ocepar do ano que vem, envolvendo as áreas política, econômica, social, de desenvolvimento e gestão, comunicação e jurídica.
Coordenadores - Após uma reunião com os presidentes das cooperativas da região Norte/Noroeste, juntamente com o presidente da Ocepar, foram oficializados os novos coordenadores dessas regiões. Para a região Norte, o indicado foi José Otaviano de Oliveira Ribeiro, além de César Maruch, e para a região Noroeste, Áureo Zamprônio e Ricardo Calderani. Eles assumem o cargo em abril de 2007. Ficam no posto pelos próximos quatro anos. No Oeste, ficarão no cargo Valter Pitol e Dilvo Groli. No Sul, Frnas Borg e Jorge Karl. No Sudoeste, Leocir Sartor e Lírio Antonio Parisotto.
Em destaque, algumas das considerações finais do evento:
João Paulo Koslovski – O objetivo de todos estes encontros realizados, desde segunda-feira, pelas regiões do Paraná, foi o de reunir os dirigentes de cooperativas, no sentido de discutirmos assuntos de interesse do cooperativismo. Com estes encontros poderemos fazer o planejamento estratégico para 2007, os quais já estamos trabalhando neste ano com 18 pontos que foram repassados aos representantes das cooperativas. Também faremos um planejamento em longo prazo, que durará de 2006 a 2012. O que se pode perceber durante todos estes 4 dias de encontro, é que cada região do Paraná tem as suas particularidades. Por isso, coletaremos o planejamento das regiões e faremos as diretrizes da Ocepar 2007.
Professor Miguel Angelo Scotti – O Paraná tem um potencial muito grande por ter recursos naturais pujantes. Desta forma, acredito que o Estado se recupere, muito rapidamente, das crises, mas para isso, precisa haver a criação de políticas que vão de encontro aos interesses agropecuários. (Assessoria de Imprensa Confepar)