ENDIVIDAMENTO: Governo e parlamentares discutem com os bancos renegociação das dívidas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A operacionalização da renegociação das dívidas do setor agropecuário brasileiro será discutida nesta quarta-feira (11/06), às 14h30, no Ministério da Agricultura. A reunião solicitada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), relator da medida provisória (MP) 432, que prevê o recálculo de mais de 2,8 milhões de contratos do crédito rural, tem como objetivo acertar a implementação das normas previstas na medida do governo federal e nas resoluções do Banco Central do Brasil.

Quem estará presente - No encontro vão estar presentes o chefe da Pasta, Reinhold Stephanes, o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maurício Borges Lemos, diretores da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), e de bancos de montadoras, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Cooperativo Sicredi AS (Bansicredi) e de bancos privados.

Operacionalização - Uma das preocupações do parlamentar gaúcho é a demora das instituições financeiras em operacionalizar as normas do Banco Central, publicadas no último dia 29 de maio, e os pontos estabelecidos na MP 432. "Precisamos definir de que forma os agentes de crédito devem operar para renegociar os débitos dos produtores rurais, reduzir juros e alongar prazos para pagamentos de parcelas. Além disso, é preciso desburocratizar esse processo, porque muitos agricultores estão tendo sérios problemas com o atraso do BNDES em enviar as instruções aos bancos", ressalta Heinze.  (Imprensa Parlamentar)

Conteúdos Relacionados