ENERGIA: Biocombustível brasileiro será tema de palestra em Bonn
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A experiência brasileira com biocombustíveis será apresentada em encontro paralelo da 9ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-CDB), que começou na segunda-feira (19/05), em Bonn, na Alemanha. O assessor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia, da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton Vieira, palestrante da quinta-feira (22), falará sobre a consolidação dos biocombustíveis nacionais com base na sustentabilidade do uso das fontes renováveis.
Sucroalcooleiro - Vieira explicará que isso se deve ao desenvolvimento tecnológico, possibilitando ganhos de produtividade agrícola e industrial no setor sucroalcooleiro, cujo índice médio saltou de menos de 4 mil litros/ano por hectares de cana-de-açúcar cultivada, em 1970, para perto de 7 mil litros. Além disso, o assessor destacará que outros países tropicais, aptos ao cultivo da cana-de-açúcar, também podem aprender com a experiência brasileira. Ele salienta que os programas de biocombustíveis devem se basear no tripé econômico, social e ambiental, pelo uso de tecnologias eficientes. "Além disso, a produção de biocombustiveis deve ser um incentivo ao aumento da atividade econômica em sintonia com a produção de alimentos", frisa o assessor.
Evento tem agenda ampla - A COP-CDB tratará de uma agenda ampla onde os biocombustíveis serão abordados nas implicações da diversidade biológica como mitigadores dos gases de efeito estufa e de sua responsabilidade pela ocupação de maiores áreas para a agricultura. José Nilton Vieira participou, na semana passada, em Londres, do workshop técnico do G-20 (Grupo de Vinte Ministros das Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais), sem a presença de ministros e de presidentes de bancos centrais, para discutir a energia limpa e o desenvolvimento sustentável. Biocombustível foi o tema de um dos painéis. (Mapa)