ENERGIA: Inscrições para o Seminário sobre Biodiesel vão até o dia 23/10

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As inscrições do 3º Seminário "A inserção das cooperativas no processo produtivo de biodiesel" foram prorrogadas para o próximo dia 23 de outubro. O evento acontece de 25 a 27 deste mês, no Rio de Janeiro. Seu objetivo é reunir renomados palestrantes para abordarem os temas mais relevantes que impactam sobre a tomada de decisões das cooperativas, produtores e empresas do agronegócio. O evento é uma realização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), e tem o apoio da OCB/RJ. As inscrições devem ser encaminhadas à Gerência de Mercados da OCB pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Importância do tema - O uso de combustíveis de origem fóssil tem sido apontado como o principal responsável pelo aumento acentuado do efeito estufa. Melhorar as condições ambientais significa também melhorar a qualidade de vida da população. Diversos países vêm estimulando a substituição do petróleo por combustíveis de fontes renováveis, incluindo principalmente o biodiesel, diante de sua expressiva capacidade de redução da emissão de poluentes e do seu potencial produtivo. Com essa preocupação, há três anos, a OCB vem realizando fóruns como o seminário sobre biodiesel, buscando promover debates sobre a importância socieconômico-ambiental da agroenergia do país.

Tecnologia - Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer a mais inovadora tecnologia de produção de biodiesel, a partir de reação enzimática. De acordo com representantes da Vital Planet, empresa detentora da patente, essa tecnologia permite a eficiência produtiva de 99%, gerando apenas 1% de co-produtos. Além da apresentação, a OCB oferecerá aos participantes transporte gratuito para uma visita técnica à unidade de produção da Vital, em Campos do Goytacazes, onde todos terão sua impressão mais objetiva sobre a tecnologia oferecida. "É importante que cada participante faça sua análise de pontos fortes e fracos de seu negócio, diante das ameaças e oportunidades identificadas nesta tecnologia de produção de biodiesel apresentada", comenta o Gerente de Mercados, Evandro Ninaut. (Com informações OCB)

Conteúdos Relacionados