EUA: Estimativas apontam para safra recorde de milho este ano
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com um aumento anual constante na área global de cultivo de plantas geneticamente modificadas (54,6 milhões de hectares em 2006), os Estados Unidos prevêem uma safra recorde de milho (32,3 milhões de ha transgênicos em 2006) para 2007/08. São esperadas 338,3 milhões de toneladas na maior área de milho plantada desde 1944: 37,9 milhões de hectares. Cerca de 50% dessa produção virão do chamado Corn Belt, ou Cinturão do Milho, no meio-oeste americano, do qual fazem parte no todo ou em partes 12 estados americanos. Esse aumento de produção, no entanto, de acordo com análise da Abramilho - Associação Brasileira dos Produtores de Milho, não virá de aumento de área de plantio no círculo dos maiores produtores.
Regiões com maior crescimento - Odacir Klein, presidente da entidade, observa que, de acordo com o Nass, serviço de estatística do Departamento Americano de Agricultura (USDA, na sigla em inglês), responsável pelos anúncios regulares de previsões de plantio, que no Brasil são realizadas pela Conab, os maiores percentuais de aumento de área de plantio virão de estados fora do cinturão, como Arkansas, onde a área de plantio deve crescer mais de 200% e North Dakota, onde a área de plantio de milho crescerá 53,8%. Os líderes do Corn Belt apresentarão crescimento percentual menor na área de plantio: Ohio (15,9%), Illinois (14,2%), Indiana (12,7%) e Iowa (10,3%). O cinturão de milho americano é liderado pelos estados de Iowa, Illinois, Nebraska e Minnesota e reforçado por oito estados no entorno: Indiana, Wiscosin, Kentucky, Michigan, South Dakota, Kansas, Missouri e Ohio.
Áreas com soja e algodão diminuem - Conforme analisa o presidente da entidade que reúne os produtores brasileiros de milho, a expansão da área de plantio nos Estados Unidos deve-se ao fato de os produtores americanos estarem avançando nas áreas de tradicional plantio de soja e de algodão, que diminuiram 11% e 20%, respectivamente, em relação à área plantada na última safra de 2006/07, de acordo com o último anúncio do Nass, na segunda semana de outubro de 2007. Apesar da tendência de maior crescimento de área fora do Corn Belt, Odacir Klein ressalta o poder da região como o principal pólo produtor mundial. Só a produção prevista para os quatro principais estados (Iowa, Illinois, Nebraska e Minnesota) na safra 2007/08 é de 182,9 milhões de toneladas. Na safra anterior, 2006/07, segundo pesquisou a Abramilho, foram produzidas 156,2 milhões de toneladas nesses quatro estados, gerando US$ 20,7 bilhões. As informações são da assessoria de imprensa da Abramilho. (Agrolink)