Evento em Guarapuava discute a tecnologia pecuária no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início nesta terça-feira (09/04) em Guarapuava uma nova etapa do Programa de Produção de Carne e Leite do Paraná, coordenado pela Faep/Senar-PR, Ocepar/Sescoop-PR, Emater-PR, Iapar e Embrapa. O curso, dirigido a técnicos de cooperativas, instrutores do Serviço de Aprendizagem Rural e agentes da assistência técnica rural do Estado também tem etapas programadas para Campo Mourão (16/04) e Umuarama (23/04). Em Guarapuava, a programação prossegue até sexta-feira (12/04), no Atalaia Palace Hotel, com a presença de mais de 45 profissionais da área de medicina veterinária, engenheiros agrônomos e zootecnistas. Segundo o coordenador do programa, Rubens Ernesto Niederheitmann, o objetivo dos encontros é repassar conhecimentos e tecnologias sobre forrageiras, para os produtores otimizarem as pastagens e melhorarem a alimentação dos animais sem aumentar os gastos com o rebanho.

Difusão - A proposta é que o conteúdo do curso e o resultado dos debates e discussões sejam repassados pelos técnicos participantes a outros profissionais e pecuaristas do Estado. "A expectativa para 2004 é beneficiar diretamente 1.800 pecuaristas de corte e leite. Por sua vez, cada um destes produtores deverá contribuir para irradiar as informações aos pecuaristas vizinhos, do entorno de suas propriedades. Com esta rede de difusão de conhecimentos e tecnologias, o número de assistidos direta e indiretamente pode chegar a 3 mil produtores, só este ano", disse Rubens Niederheirtmann.

Intercâmbio - O engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, da Gerência Técnica da Ocepar, que participa do curso, explica que o programa proporciona uma reciclagem aos profissionais da área, além de promover um intercâmbio técnico entre as diversas regiões do Estado. De acordo com Robson, um dos assuntos mais importantes em questão é o processo de integração lavoura-pecuária, que começa a apresentar bons resultados no Paraná. O encontro de Guarapuava conta com a participação de técnicos das regiões Central, Sul e Sudoeste.

Conteúdos Relacionados