EVENTO: Promoção comercial em pauta na OCB

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Começou na quarta-feira (26/09), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF), o 3º Encontro Técnico de Mercados da instituição. O analista do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, Cassiano Bragagnolo, participa do evento. O gerente de Mercados do Sistema OCB, Evandro Ninaut, que abriu o Encontro, ressaltou a importância do trabalho de inteligência comercial que a OCB vem desenvolvendo junto às unidades estaduais.

Oportunidade de negócios - "Primeiramente, apresentamos o Sistema de Inteligência Comercial (OCB/Sico) e fizemos um trabalho de capacitação com os técnicos. Agora, é o momento de dar foco a atividades de promoção comercial. Além disso, vamos apresentar aos participantes uma nova oportunidade de negócios, o mercado de créditos de carbono, que une as visões econômica e social", diz.

Fenacoop - A programação teve início com uma apresentação sobre a ação de promoção comercial, dos setores de mel, frutas e artesanato, direcionada à Fenacoop - 2007, feita pela técnica de Mercados do Sistema OCB, Patrícia Medeiros. Segundo ela, a priorização dos produtos aconteceu a partir de um estudo dos cinco setores selecionados inicialmente (mel, frutas, flores, artesanato e avestruz), baseado na ferramenta de inteligência comercial.

Rodada de Negócios - Patrícia Medeiros lembrou ainda que foram considerados fatores como compatibilidade com o mercado, ciclo de vida dos produtos e relação de eventos importantes para exposição dos mesmos. "Feito isso, pensamos na ação de promoção comercial, ou seja, na inserção desses itens no mercado por meio de uma Rodada de Negócios", explica Patrícia. A Rodada de Negócios vai acontecer nos dias 4 e 5 de outubro, em espaço especialmente montado no local de realização da Fenacoop 2007, programada para o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A iniciativa de realização da Rodada de Negócios é da OCB com apoio do Sebrae.  

Ações eficazes - A cooperativa precisa se organizar para conquistar o mercado externo. Esta foi a recomendação do diretor do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização (IBCO), Gabriel Castelo Branco, durante a palestra de abertura do 3º Encontro Técnico de Mercados. A estratégia colocada passa pela organização ou participação em missões ao exterior, feiras e ferramentas como o e-commerce. Segundo Castelo Branco, esse trabalho de prospecção de clientes demanda no mínimo 1/3 a menos de investimento que a sua reconquista. "Nossa orientação é tanto no sentido da atração como também de manutenção desses mercados", pontua o diretor do IBCO. 

Orientações mercadológicas - Outro palestrante do evento foi o consultor Cláudio Ferreira, do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exterior que, na ocasião, falou sobre "Casos de sucesso e de insucesso relacionados a ações de Promoção Comercial". Além de dar orientações práticas, do ponto de vista mercadológico, Ferreira disse que para se conquistar novos mercados e compradores, é preciso ter alguns pontos claros e bem direcionados, ensina o consultor. "É importante saber como participar de uma rodada de negócios e se posicionar em eventos internacionais", disse. Além disso, conforme Ferreira, é imprescindível saber como se relacionar com possíveis compradores. "Para isso, é essencial conhecer a cultura do outro".

Diagnósticos - Na tarde de quarta-feira, os participantes do Encontro conheceram diagnósticos realizados em duas cooperativas: Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac (Coopercrutac), de Alagoas; e Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Cooparigs), do Rio Grande do Sul. Kátia Alencar, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, relatou o processo para levantamento das informações a partir de visitas técnicas. O trabalho final mostrou em que estágio de promoção comercial as cooperativas se encontram.

Oportunidades de negócios - Segundo o gerente de Mercados do Sistema OCB, Evandro Ninaut, a Coopercrutac e a Cooparigs vão participar da Rodada de Negócios que acontece durante a Fenacoop 2007. Organizada pela OCB, a ação reunirá 17 cooperativas de diversos estados brasileiros. "A idéia é criar oportunidades de negócios por meio de intercâmbios comerciais e tecnológicos, encontros entre vendedores e compradores e acordos de cooperação entre os participantes", explica Ninaut. (Com informações Informe OCB)

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