EXPEDIÇÃO: Case Caminhos do Campo será apresentado em congresso científico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O case Expedição Caminhos do Campo/Gazeta do Povo - Safra 2007/08 foi selecionado para ser apresentado no 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Trata-se do mais importante evento da comunidade científica do agronegócio, que neste ano, ocorre de 20 a 23 de julho, em Rio Branco, no Acre, com a participação de centenas de pesquisadores, técnicos e docentes das áreas afins, do Brasil, América Latina e Europa. O congresso recebeu quase 900 indicações. Porém, apenas 600 foram selecionadas para serem apresentadas.

Autoria - O trabalho "A contribuição da Expedição Caminhos do Campo no dimensionamento da safra de soja e milho paranaense e o potencial de expansão de área do Centro-Norte do Brasil" foi formatado nos padrões científicos da Sober e encaminhado pelos técnicos da Ocepar. A autoria é uma parceria entre a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), através da Gazeta do Povo, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação da Agricultura (Faep). "Todos os anos a Ocepar participa do Congresso da Sober apresentando estudos realizados pelo Sistema Ocepar ou cases de cooperativas. Este ano, optamos pela Expedição porque o trabalho já está bastante consistente, além de ter crescido muito", conta o analista econômico da Ocepar, Cassiano Bragagnolo.

Levantamento de dados - A Expedição foi realizada pelo segundo ano consecutivo (a primeira chamou-se Rumos da Safra). O trabalho acontece em dois momentos: no início e no final da colheita. Na primeira etapa, a equipe de técnicos e jornalistas percorre o Paraná com a missão de antecipar as tendências da atual safra. Na fase seguinte, volta a campo para avaliar o desempenho da produção e verificar se as projeções foram confirmadas. "O Congresso é o maior fórum de discussão rural do Brasil, portanto, é o local ideal para divulgar o trabalho e até agregar novas idéias", diz Bragagnolo.

Análise de mercado - A Expedição foi inscrita no grupo de pesquisa Comercialização, Mercados e Preços, que tem coordenação do professor Geraldo Sant'Anna de Camargo Barros, da Escola Superior de Agricultura Luiz de  Queiroz (Esalq). O grupo trata das análises de mercado de produtos agropecuários, envolvendo estudos de oferta e demanda e sua interação com preços ao produtor e ao consumidor, custos e renda. Custos e margens de comercialização no transporte, armazenamento e processamento de matérias-primas em diferentes estruturas de mercado também estão contemplados, bem como a elasticidades de transmissão de preços e formas de comercialização. Inclui ainda as flutuações nas condições de mercado e seus impactos sobre oscilações de preços e o papel dos instrumentos de gerenciamento de riscos, incluindo mercados de futuros e políticas de comercialização.

Sub-grupos - Os outros sub-grupos são Economia e Gestão do Agronegócio; Comércio Internacional; Estrutura, Evolução e Dinâmica dos Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais; Evolução e estrutura da agropecuária no Brasil; Agropecuária, Meio-Ambiente, e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura Familiar e Ruralidade; Instituições e Desenvolvimento Social no Agronegócio; Desenvolvimento Rural, Territorial e regional; Ciência, Pesquisa e Transferência de Tecnologia; e Políticas Sociais para o Campo. (Com informações Gazeta do Povo/Caminhos do Campo)

CLIQUE AQUI e veja na  íntegra do trabalho inscrito

Conteúdos Relacionados