EXPEDIÇÃO SAFRA II: Da América do Sul à do Norte
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Com o fim de mais um ciclo de produção, a Expedição Safra da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) cumpre mais uma etapa do projeto de mapeamento da produção agrícola do país. Há três anos na estrada, a sondagem percorreu as principais regiões produtoras de grãos, a começar pelo Mato Grosso, no Centro-Oeste, na safra 2005/06. No período 2006/08, os estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, no Centro-Norte. E por fim, na temporada atual, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, no Sudeste.
Passo seguinte - O próximo passo, a partir do know how adquirido em três safras, é fazer o levantamento simultâneo de todas as unidades da federação que têm potencial expressivo de produção e que já receberam a Expedição. Isso deve ocorrer no ciclo 2009/10, quando a intenção é estender a cobertura também para a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. A incorporação da América do Sul se justifica pelo aumento da participação do Hemisfério Sul na oferta mundial de grãos, fazendo frente ao volume produzido nos Estados Unidos. Até então, a pretensão estatística da Expedição se restringia ao Paraná, com a projeção e o balanço de área, produção e produtividade. A partir de 2009/10, essa pesquisa será ampliada em âmbito de Brasil. O novo indicador de safra, com um histórico de três anos no estado, passa a ser nacional.
Apoio técnico - Toda a metodologia da pesquisa de campo, do questionário usado na sondagem à logística das viagens, é desenvolvida com apoio técnico de entidades do setor. As equipes de campo sempre estiveram acompanhadas de técnicos e analistas da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep).
Formato inédito - A dobradinha entre técnicos e jornalistas rendeu ao projeto um formato inédito no país. O caráter técnico-jornalístico foi a maneira encontrada para que as informações fossem traduzidas de forma clara e objetiva não apenas à cadeia produtiva do agronegócio, mas ao público em geral. A considerar que o setor responde por 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o desempenho do campo é uma informação que pode interessar a toda a população, do campo e da cidade.
Patrocínio - Nesta edição, a Expedição tem patrocínio da Monsanto, New Holland, Macrofértil e Banco do Brasil, além de apoio logístico da Toyota do Brasil e Toyota Sulpar, concessionária da marca em Curitiba. (Caminhos do Campo/Gazeta do Povo)