EXPEDIÇÃO SAFRA: Técnicos e jornalistas vão percorrer quatro roteiros pelo Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No auge do plantio de soja e milho de verão, a Expedição Safra Gazeta do Povo vai percorrer as principais regiões produtoras do país em quatro roteiros. Daqui a uma semana, as equipes pegam a estrada para monitorar a supersafra, que promete render 81 milhões de toneladas da oleaginosa e perto de 36,5 milhões de toneladas do cereal.
Plano de trabalho - O plano de trabalho de campo foi confirmado na última semana, quando técnicos e jornalistas retornaram dos Estados Unidos, onde a colheita entra na reta final com quebra climática menor que a esperada, mas, ainda assim, forte o suficiente para abrir espaço às exportações brasileiras. O desafio do Brasil será driblar os gargalos logísticos, tema principal da Expedição nas viagens pelo interior do país.
Início - A incursão pelo Brasil rural começa com duas equipes na estrada, uma cumprindo roteiro pelo Centro-Oeste e outra pelo Sul. A Expedição vai conferir, simultaneamente, o andamento dos trabalhos em Mato Grosso e no Paraná, os maiores produtores brasileiros de grãos. Essas mesmas equipes vão percorrer Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Terceiro roteiro - O terceiro roteiro inclui São Paulo, Minas Gerais e Goiás, até a segunda semana de novembro. Na terceira semana do mês, haverá o lançamento oficial da Expedição Safra 2012/13 em Goiânia. Na sequência, outra equipe cumpre roteiro pelos estados da Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins.
Pará e Índia - A Expedição desta temporada vai até abril de 2013. Na colheita, a partir de fevereiro, os 12 estados visitados no plantio serão revisitados, além do Pará, novidade do circuito Centro-Norte. Como tradicionalmente ocorre, técnicos e jornalistas vão ainda para Argentina e Paraguai, investigar o rendimento da safra. No roteiro internacional, a novidade será a Índia, que ao lado da China, representa um mercado de expansão dos negócios para o Brasil. (Gazeta do Povo)