EXPOLONDRINA: Pessuti prestigiou seminário \"Cooperativismo e Agronegócio\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário da Agricultura e vice-governador Orlando Pessuti compareceu ao seminário “Cooperativismo e Agronegócio” promovido ontem na Exposição de Londrina pelo Sicredi e Ocepar, quando elogiou o crescimento do cooperativismo de crédito também em pequenas comunidades desprovidas de instituições financeiras. Citou o exemplo do município de Bela Vista da Caroba, no Sudoeste do Paraná, com cerca de 5 mil habitantes, onde está presente o Sicredi prestando serviços à comunidade. Pessuti recebeu do presidente da Central Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, um documento onde pede auxílio do governo para que as cooperativas de crédito possam estar presentes em todos os municípios do Paraná. Lunkes lembrou que o Sicredi está presente com instalações em 228 municípios, enquanto a instituição financeira colocada em segundo lugar tem instalações em apenas 191 municípios.

Apoio – Acompanhado do deputado estadual Hermes da Fonseca Filho e de outros assessores, Pessuti foi convidado a falar aos cooperativistas que participaram do seminário, quando elogiou o sistema cooperativista pelo seu trabalho de organização dos produtores e de outros profissionais, lembrando que durante toda sua vida conviveu com o cooperativismo. Através da cooperação e da união as pessoas podem se fortalecer. Colocou-se à disposição da Ocepar e do Sicredi para uma busca conjunta de solução aos problemas que dificultam o desenvolvimento do sistema. Pessuti elogiou aqueles que buscam, pelo cooperativismo, o desenvolvimento, o que alcançam mais facilmente, pois a cooperação e a união permitem essas conquistas. Também o deputado Hermes da Fonseca se pronunciou em defesa dos interesses das cooperativas, defendendo sua atuação em todos os municípios em apoio à população, ao governo estadual e aos municípios.

Cooperativismo – O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, foi o primeiro conferencista do seminário “Cooperativismo e Agronegócio”, realizado no auditório da Sociedade Rural do Paraná durante à tarde de ontem. Falando sobre “A participação das cooperativas na economia paranaense”, Koslovski mostrou que o número de integrantes das cooperativas vem crescendo muito nos últimos anos, com destaque para o ramo crédito, que apenas em 2004 associou mais de 50 mil pessoas. Entre 2002 e 2004 o número de associados cresceu 43,2%, passando de 243.224 para 348.309. Nesse período o faturamento das cooperativas praticamente triplicou, passando de R$ 6,9 bilhões para R$ 18 bilhões. Koslovski afirmou que esse crescimento é fruto da organização do setor, da superação dos principais problemas advindos com os planos econômicos e dos investimentos realizados pelas cooperativas nos diversos ramos, com destaque no processamento da produção primária.

Agronegócio e o crédito – Os conferencistas Paulo Chananeco Barcelos e Edson Schneider, do Banco Cooperativo Sicredi, fizeram palestras abordando as perspectivas para o agronegócio e o cooperativismo de crédito. Essas palestras e a do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, tiveram por objetivo atualizar os conhecimentos das lideranças e associados do Sicredi que compareceram à Exposição de Londrina. A Central Sicredi Paraná montou um estande de 138 m2 na Exposição de Londrina com objetivo de receber seus associados, orientá-los na busca de financiamento e para receber e encaminhar propostas de financiamento. As visitas são promovidas pelas cooperativas que integram o Sicredi, especialmente as localizadas mais próximas de Londrina.

Conteúdos Relacionados