EXPORTAÇÃO: Cooperativas são tema de palestra na AgroEx
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, participou na quinta-feira à tarde (28/06) do VIII AgroEx (Seminário do Agronegócio para Exportação), que aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba. Costa fez uma palestra sobre o sucesso das cooperativas paranaenses nas exportações de carnes de aves e suínos. Promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, o evento foi voltado a produtores rurais em geral, cooperativas, associações, agroindústrias e distribuidores do estado do Paraná interessados em conhecer os caminhos possíveis para exportar a produção.
Diversificação e renda aos cooperados - Nelson Costa mostrou a importância das exportações de aves e suínos para a balança comercial do Paraná. Apesar da queda em relação aos anos anteriores, em função da febre aftosa e da gripe aviária, os produtores paranaenses, no ano passado, exportaram US$ 867 milhões (aves) e US$ 47 milhões (suínos). A retração maior nas vendas externas ocorreu na suinocultura, com queda de 76%, conseqüência das barreiras comerciais causadas pelo anúncio de aftosa no Paraná, em 2005. De acordo com o superintendente, apesar dos problemas e as barreiras, já ocorre uma recuperação nas vendas, sobretudo no setor aves. Costa citou casos de sucesso no cooperativismo, dentre eles as cooperativas Copacol, C.Vale, Coopavel, Copagril, Lar e Frimesa. “Tiveram como motivação para iniciar atividades no complexo carne a busca da diversificação, agregação de valor e geração de mais renda para seus cooperados”, explicou.
Ministro - O ministro da Agricultura, Reinhold Sthephanes, fez o encerramento do evento, destacando a importância do agronegócio para o Brasil e sua crescente participação no mercado internacional. “Os indicativos para os próximos anos nos deixam otimistas. É claro que precisamos superar desafios, mas o Brasil tem amplas possibilidades de conquistar um espaço ainda maior no mundo. Há grandes possibilidades para setores como etanol e biodiesel, carne e grãos, entre outros”, afirmou. Sthephanes disse que a nomeação de adidos agrícolas nas embaixadas brasileiras “está praticamente definida”, o que irá representar um “importante avanço” para negociações internacionais. Sobre o Plano Safra, anunciando na quinta-feira pela manhã (28/06), o ministro declarou que ocorreram melhorias consideráveis neste ano, e citou a redução dos juros para financiamento e custeio, “que não baixavam desde 1998”, e a aumento de 16% no volume de recursos. “São pontos importantes e que irão favorecer os agricultores”, concluiu.
Apoio - O VIII AgroEx teve o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Sebrae/PR, Fecomercio, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Superintendência Federal de Agricultura do Paraná (SFA-PR). Esta é a terceira edição do AgroEx em 2007. Este ano, o evento já foi realizado em Petrolina (PE), em abril, e Vitória (ES), em maio. O AgroEx teve início em 2006, quando foram realizados cinco encontros nas capitais das cinco regiões do País.