EXPORTAÇÃO: Embarque de grãos vai atrasar em Paranaguá

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Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anunciou no final da tarde de ontem que vai cumprir o cronograma que estabeleceu para a manutenção dos seus 3 shiploaders (carregadores de navios) localizados no Corredor de Exportação do terminal paranaense. A medida paralisa dois equipamentos, reduzindo em 1/3 a capacidade de embarque de grãos de 9 mil toneladas/hora - há outros três shiploaders em operação em terminais privados. Segundo nota da Appa, a administração "foi obrigada a paralisar dois dos três berços de atracação do complexo, responsável pela movimentação de grãos (...); a paralisação é resultado do atraso por parte dos operadores da manutenção do berço 213".

Disputa pelo gerenciamento - Em Paranaguá, há uma disputa pelo gerenciamento da verba de manutenção dos shiploaders, que até abril era executada pela iniciativa privada onde os operadores responsáveis pelo complexo cobram US$ 0,40 por tonelada embarcada como forma de remunerar um fundo específico. A Appa alega que não há prestação de contas nem transparência na gestão desse fundo e que as manutenções não foram efetuadas corretamente e, naquele mês, tentou retomar a manutenção e gerenciamento. O shiploader do berço 213 está parado desde abril e, pelo cronograma da Appa, sua última manutenção ainda deveria ter sido realizada e entregue pelos operadores até 06/09/2007.

Silêncio das operadoras - As operadoras não quiseram comentar a paralisação que irá aumentar o tempo de espera dos navios graneleiros para o carregamento e a inevitável "demurrage", multa por atrasos nos embarques que pode chegar a US$ 50 mil por dia. O presidente do Sindicato das Agências Marítimas do Paraná, Vitor Simões Pires e o gerente da Cargill em Paranaguá, Silvio Gori, alegaram "não estarem autorizados a falar sobre assunto". Em sua nota, a Appa informou que partir de hoje apenas o berço 212 do Corredor de Exportação estará em operação, oferecendo 1/3 do potencial de exportação de grãos no sistema público e que uma comissão formada por seus engenheiros começará a vistoriar o berço 213 nesta terça-feira, com a previsão de que na próxima sexta-feira seja entregue um relatório técnico que definirá a reabertura ou não do outro ponto de atracação.(Gazeta Mercantil)

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