FAEP: Ágide Meneguette defende avanço na implementação do Fundo de Catástrofe

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette reivindicou na última sexta-feira (19/10) providências urgentes que acelerem a implementação do Fundo de Catástrofe para o Seguro Rural. A reivindicação foi feita através de ofício enviado aos ministérios da área econômica. No documento encaminhado ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Meneguette lembra que o Fundo de Catástrofe é condição fundamental para o avanço do seguro rural, já que visa proteger o mercado segurador contra perdas financeiras decorrentes de eventos catastróficos. Principalmente, em caso de grandes prejuízos por conta da quebra de safra.

Redução de Prejuízos - Segundo o presidente da FAEP, além de ser um grande instrumento de redução dos prejuízos provocados por situações adversas à produção e indutor de alta tecnologia, o seguro agrícola pode ser parte da solução para se evitar futuras prorrogações de dívidas dos produtores."A implementação do Fundo tornará o segmento de seguro rural atrativo para novas seguradoras e resseguradoras, trazendo uma série de benefícios em cascata, como massificação do seguro rural, pulverização dos riscos, redução do valor do prêmio, maior estabilidade na renda dos produtores e acesso facilitado ao crédito rural", afirmou.

Política agrícola - Para Meneguette, o seguro é parte importante da política agrícola para promover a estabilidade da renda dos agricultores, sempre afetada por problemas climáticos e variações bruscas dos preços. De acordo com o ofício, a criação do Fundo de Catástrofe tem sido discutida há, pelo menos, três anos. Ou seja, desde a entrada em vigor da legislação que autoriza o governo federal a subsidiar o prêmio do seguro agrícola. "O governo mesmo tem afirmado que pretende implementar o Fundo de Catástrofe este ano, que já se aproxima do seu final", concluiu. (Faep)

Conteúdos Relacionados