FAEP: Mais de 1.500 pessoas na cerimônia de premiação do Agrinho 2007
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (26/11), em Curitiba, a cerimônia de premiação do Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP, em parceria com Governo do Estado do Paraná, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Justiça e Cidadania, prefeituras municipais, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério público do Paraná, Previdência Social, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow Agrosciences. A cerimônia foi realizada do restaurante Madalosso, na capital paranaense, e contou com a presença de mais de mil e quinhentas pessoas, a maioria em caravanas do interior. O Sistema Ocepar foi representado pelo presidente João Paulo Koslovski, pelo superintendente José Roberto Ricken, pelo superintendente adjunto, Nelson Costa, e pelo consultor da diretoria, Guntolf van Kaick.
Educação ambiental - Ao todo, foram entregues 114 trabalhos, selecionado entre mais de 12 mil inscritos. O Programa Agrinho está em todos os municípios do Paraná, e envolve mais de 1.600.000 alunos. O Agrinho é um dos maiores programas de educação ambiental e para a cidadania do País e envolve escolas públicas e particulares. Alunos e professores do ensino fundamental, educação infantil e educação especial participam do concurso nas categorias desenho e redação, projetos de experiência pedagógica, além de escolas e municípios que se destacaram no trabalho de equipe e de mobilização em torno do tema "Saber e atuar para melhorar o mundo".
Destaques - Neste ano foram entregues 212 prêmios. Além de alunos e professores, o concurso premiou escolas e municípios que se destacaram no trabalho de equipe e mobilização em torno da proposta do Agrinho, de pesquisar e implementar soluções para problemas locais. "Eles sabem que devem se posicionar em relação a problemas como a sujeira do rio, o político que está no poder, os casos de dengue, enfim, assumem sua participação em tudo", observa Patrícia Lupion Torres, coordenadora pedagógica do Programa há 12 anos. Ela completa: "Se o que eles podem fazer hoje para melhorar o mundo é economizar copos descartáveis, pensando na questão ambiental, então vão fazer. O fato é que essas crianças estão conscientes de qual é sua parte nesse processo".
Premiação - Os prêmios do Concurso Agrinho incluem computadores, aparelhos de TV de 29 e 21 polegadas, DVDs, câmeras fotográficas, bicicletas e quatro automóveis que serão entregues aos vencedores estaduais na categoria experiência pedagógica. A relação dos premiados está disponível no endereço (www.senarpr.org.br) ou nos escritórios regionais do SENAR-PR. (Imprensa Faep)