FALECIMENTO: Ocepar lamenta morte do senador Jonas Pinheiro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski recebeu o anúncio da morte do senador Jonas Pinheiro, ocorrida as 21h35 desta terça-feira (19/02), com profunda tristeza. O líder cooperativista destaca de que o agronegócio brasileiro perde neste momento um dos seus mais ardorosos defensores. "O senador Jonas Pinheiro pautou toda sua vida pública de forma transparente, calcada nos princípios da justiça. Sempre que nos encontrávamos em Brasília, o senador nos questionava sobre este ou aquele projeto e quais seriam as alternativas a serem encaminhadas no Senado. Perdemos um amigo do cooperativismo sem sombra de dúvidas". Jonas Pinheiro presidiu a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), onde atuou de forma decisiva na defesa de interesses do setor e da agropecuária brasileira.
Negociações - Vítima de falência múltipla de órgãos, o senador Jonas Pinheiro, do Partido Democratas de Mato Grosso é reconhecido no Senado como um profundo conhecedor das causas do campo. Jonas Pinheiro dedicou seu mandato a defender da tribuna o investimento brasileiro naquilo que considerava a verdadeira vocação econômica do país - a agricultura. Em 13 anos de Senado, sua atuação mais destacada foi em defesa da renegociação das dívidas dos produtores rurais. "Coloquei sempre em primeiro lugar o trabalhador do campo e os seus problemas", dizia ele. Foi aliado de peso do sistema cooperativista na defesa do setor. O corpo de Jonas Pinheiro será sepultado às 17h desta quarta-feira (20/02) no cemitério de sua cidade natal, Santo Antonio de Leverger (MT).
Simplicidade - "O povo é simples e quer coisas simples: quer alimento, quer vestuário e quer moradia; quer também escolas e hospitais; mas, antes de tudo, o povo quer trabalho. Afinal das contas, o povo anseia, desesperadamente, por dignidade. Simples também são as coisas que o povo não quer: o povo não quer viver na miséria, não quer ser explorado, nem quer ser ludibriado com promessas que nunca se hão de cumprir", registrou Jonas Pinheiro em sua página na Internet.
Nota da Comissão de Agricultura - Em nome da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o presidente do colegiado, senador Neuto de Conto (PMDB-SC), divulgou nota oficial na qual afirma que, com a morte do senador Jonas Pinheiro, o país perde "um homem honrado e digno que sempre soube honrar o mandato que o povo do Mato Grosso lhe confiou". Na nota, o presidente da CRA lembra que Jonas Pinheiro atuou em defesa do setor produtivo rural e diz que o senador deixa um incontestável legado para as atuais e futuras gerações. (Agência Senado)