FEIJÃO: Câmara definirá metas para ampliar uso de sementes certificadas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Metas para aumentar o uso de sementes certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na cultura do feijão serão definidas por grupo de trabalho da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, a partir de 30 de abril. A decisão foi tomada durante reunião, nesta quinta-feira (18/03), em Brasília. Atualmente, apenas 10% da produção nacional de grãos é feita com sementes certificadas pelo Mapa. "Estamos discutindo, exatamente, como aumentar o uso de sementes certificadas na produção do feijão. O grupo vai diagnosticar todos os pontos que interferem nessa questão," disse o presidente da Câmara, Péricles Salazar.
Integrantes do grupo - De acordo com Salazar, devem integrar o grupo representantes dos departamentos de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), de Sanidade Vegetal (DSV) e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), do Mapa. Está prevista também a participação da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), do Instituto Brasileiro de Feijão e Legumes Secos (Ibrafe) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Consumo de arroz e feijão - Durante a reunião de hoje, integrantes da Câmara Setorial receberam cartilha sobre as vantagens nutricionais do consumo de arroz e feijão. A publicação foi elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com as Câmaras Setoriais das Cadeias Produtivas do Arroz e do Feijão, a Editora Globo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). (Mapa)