FEIRA INTERNACIONAL: Produtos e serviços das cooperativas do PR serão divulgados na Expo Dubai
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A grande variedade de produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas agropecuárias paranaenses será divulgada na Expo Dubai 2020, a partir da próxima semana. O catálogo com as informações, em português e inglês, foi atualizado pelo Sistema Ocepar especialmente para a feira internacional. A publicação destaca as principais culturas produzidas pelos produtores cooperados, como soja, milho, trigo, café, feijão, cevada e aveia, por exemplo. Mostra ainda itens processados à base de carnes de frango, suína, bovina e peixe; leite e grãos, entre outros. Clique aqui para conferir a versão digital do material.
Missão - Um grupo de cooperativistas paranaenses, formado por representantes da entidade e das cooperativas Agrária, Cocamar, Integrada, C.Vale, Frísia e Coopavel, liderado pelo presidente do Conselho de Administração da Cocamar e diretor da Ocepar, Luiz Lourenço, integra a delegação que irá participar da exposição nos Emirados Árabes Unidos. A missão é organizada pelo governo do Estado, que irá promover o evento Paraná Business Experience 2021, entre os dias 10 e 16 de outubro, no Pavilhão do Brasil montado na feira internacional.
Oportunidades - “As cooperativas paranaenses estão buscando oportunidades e ampliando sua presença no mercado internacional, com sua gama de produtos, elaborados com alta qualidade e de forma sustentável. O Oriente Médio é um potencial importador. Poder participar de um evento dessa magnitude é fundamental para avançarmos nesse objetivo”, ressalta Lourenço.
PRC200 - “Temos como propósito fortalecer a imagem do cooperativismo mundialmente. Será ainda um momento importante para as cooperativas prospectarem negócios”, afirma o coordenador da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Silvio Krinski, que acompanhará o grupo de cooperativas. Ainda de acordo com ele, a ação está vinculada ao Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, especialmente ao projeto “Desenvolvimento de Mercado”, que contempla iniciativas voltadas a abrir novos mercados para o setor. “Nesse sentido, também queremos mostrar no evento que as cooperativas trabalham aliando as questões econômicas, sociais e ambientais, ou seja, os produtos e serviços que nós ofertamos são sustentáveis e têm qualidade”, acrescenta Krinski.
Exportações - Atualmente, as cooperativas do Paraná exportam para aproximadamente 150 países. Em 2020, elas atingiram US$ 4,4 bilhões em vendas externas – 34% desse valor corresponde aos embarques de carne de frango, 25% soja em grãos, 18% farelo de soja e 20% outros itens, como carne suína, peixes e milho.
Programação - O Paraná Business Experience 2021 será aberto com a presença do governador Ratinho Junior, no dia 10 de outubro. Nos dias 11 e 12 de outubro, as empresas e cooperativas que acompanham a missão participarão de rodadas de negócios e networking, realizados com potenciais investidores dos Emirados Árabes Unidos. As atividades serão segmentadas por setores, entre eles, automotivo; agronegócio; alimentos e bebidas; papel, madeira e celulose; bem-estar; e infraestrutura e tecnologia da informação; além de uma agenda específica para os municípios. No dia 11, a Ocepar, Agrária e C.Vale, além da Seab, participam de um painel sobre Agronegócio. Os paranaenses devem ainda acompanhar o Global Forum Africa nos dias 13 e 14, quando devem fazer visitas técnicas e cumprir agenda de networking nos pavilhões da feira internacional. A programação dos dias 15 e 16 contempla a participação em diversas outras atividades.
Expo Dubai - A Expo Dubai 2020 deverá reunir mais de 190 países e terá duração de 181 dias. São esperados 25 milhões de visitantes no período de 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. O tema desta edição é “Conectando mentes, criando o futuro”. Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil, que integra a área da Sustentabilidade, terá 4.380 metros quadrados. O Paraná será o primeiro estado a assumir o pavilhão brasileiro na feira, por meio do evento Paraná Business Experience 2021, cujo objetivo é mostrar os potenciais do Estado e as oportunidades de conexões, investimentos, negócios, além da possibilidade de fomentar a cooperação internacional.
Vídeo - Clique aqui e confira o vídeo produzido pelo Governo do Estado, por meio do Invest Paraná, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, para divulgar o Paraná na Expo Dubai.