FENACOOP 2006: OCB promove seminário sobre biodiesel na Fenacoop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Não há dúvida que a bioenergia é um projeto de horizonte amplo para o setor agropecuário e que envolve outros ramos de atividade das cooperativas comprometidos com essa idéia.” A afirmação foi feita na quinta-feira (19/10) pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, na abertura do Seminário “A inserção das cooperativas no processo de produção do biodiesel”, aberto oficialmente por ele, durante o segundo dia da Feira Internacional de Cooperativas, Fornecedores e Serviços (Fenacoop), que acontece na capital paulista. Junto com Freitas, participaram da abertura do seminário o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero. Na platéia do auditório do Centro de Exposições Imigrantes, dirigentes, técnicos e especialistas interessados em aprofundar o conhecimento sobre as possibilidades e as experiências acerca do biodiesel.

Tecnologia e recursos - Segundo Freitas, o País dispõe de tecnologia, há recursos inclusive, estrangeiros para investimento em biodiesel; as cooperativas estão carentes de projetos inovadores, e é obrigação da OCB disponibilizar informações e promover o intercâmbio. Em vista disso, por meio da equipe da Gerência de Mercados, a OCB decidiu promover o seminário durante a Fenacoop, feira que também conta com o seu apoio institucional. Por sua vez, o presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande, ressaltou que “é preciso planejar nosso futuro”, ao advertir que se o País crescer terá problema sério de energia. Del Grande, que também participou da solenidade de abertura do seminário, afirmou que conhecer as novas tecnologias fará uma diferença muito grande para as cooperativas e seus mercados.

Semente para o futuro - Já o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, lembrou que o ex-ministro Roberto Rodrigues plantou a semente que agora, encontra um momento adequado para o setor se articular e se organizar, de modo a agregar valor ao setor produtivo. Professores da Universidade Federal de Lavras (MG), técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Embrapa, da Petrobras e da agência de cooperação alemã (GTZ) também participaram do seminário. Em foco, o biodiesel como negócio, a viabilidade econômica e a formação de parcerias para a produção sustentável do produto.

Paraná – A Ocepar participa da Fenacoop, com um estande próprio. Produtos e serviços de 20 cooperativas paranaenses estão sendo expostos no estande coordenado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, durante a III Feira Internacional das Cooperativas, Fornecedores e Serviços (Fenacoop), que termina nesta sexta-feira (20/10), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Representam a Ocepar no evento o coordenador de Comunicação, Samuel Milléo Filho, e o analista técnico e econômico Gustavo Sbrissia.  (Com informações da OCB)

Conteúdos Relacionados