FENACOP 2006: Ramo Agropecuário da OCB debate sobre Procap-Agro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e do coordenador do Ramo Agropecuário da OCB, Luiz Roberto Baggio e de representantes de dez Organizações Estaduais (OCE´s), aconteceu na manhã desta quinta-feira (19/10), no auditório do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, local onde acontece a Fenacoop 2006 a III Reunião do Ramo Agropecuário da OCB. Durante a reunião foram debatidos assuntos de interesse do setor, entre os quais o Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). Segundo o coordenador do ramo agropecuário da OCB, Luiz Roberto Baggio, a reunião foi extremamente produtiva e tratou também sobre outros temas importantes como Pis/Cofins, padrão de identidade e qualidade da soja, endividamento e seguro rural e Frencoop. “Abordamos sobre os encaminhamentos do Procap-Agro, que vem sendo discutido com o Executivo desde o início desta semana. Estamos, através da OCB e do próprio ramo agropecuário, pleiteando a melhoria das taxas do programa, alterando de TJLP + 4% para o máximo de 8,75% ao ano, que é a taxa do crédito rural e também solicitar a alteração do prazo total de 6 para 8 anos, ampliando o limite por cooperativa”, informou Baggio. O coordenador do Ramo Agropecuário ainda informa que a OCB estará encaminhando para todas as OCE´s a proposta de Voto junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre o Procap-Agro, para que as organizações estaduais possam também sugerir alterações até a próxima segunda-feira, dia 29 de outubro.
Outros assuntos – Também foram debatidos durante a reunião do Ramo Agropecuário sobre as Instruções Normativas (PIS/Cofins) 635, 636 e 660. Baggio informou que com relação a este assunto, ficou definido por todos que será constituída uma nova comissão com técnicos e de negociadores para tratar o assunto diretamente com a Receita Federal. Ele lembra que esta foi uma sugestão apresentada pelo próprio presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas que acompanhou toda a reunião do ramo. Os demais assuntos foram tratados de forma muito objetiva, especialmente o programa de qualidade da soja (PIQ Soja) que revelou ser o empecilho muito grave à comercialização deste produto pelas cooperativas e que será objeto de reunião no próximo dia 6 de novembro na sede da OCB. “Após esta reunião técnica o assunto será levado ao conhecimento do Ministério da Agricultura em reunião convocada para os dias 7 e 8 de novembro, onde serão apresentadas sugestões de mudança na atual normatização”, informou Baggio.
Presenças – Além do presidente da OCB e do coordenador do Ramo Agropecuário, também participaram desta reunião o representante do Ministério da Agricultura, Paulo Roberto da Silva, Márcio Portocarrero, que é Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa e que estava como representante da OCB do Mato Grosso do Sul, Rui Polidoro, da Fecoagro-RS e representantes de 10 Organizações Estaduais (OCE´s) Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe além do consultor, José Aparecido Moreno. Pela Ocepar/Sescoop-PR participaram da reunião do Ramo Agropecuário o analista técnico econômico, Gustavo Sbrissia e Marcos Caetano da gerência de desenvolvimento e autogestão do Sescoop-PR.