FERTILIZANTES: Frente quer comissão interministerial para tornar Brasil auto-suficiente
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br) querem a criação de uma comissão formada pelos ministérios do Planejamento, da Agricultura e de Minas e Energia para discutir e propor alternativas para tirar o Brasil da dependência dos fertilizantes. Durante encontro com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, na quarta-feira (25/06), os parlamentares discutiram a elaboração de um plano para tornar o país auto-suficiente na produção de insumos.
Apoio - O ministro Paulo Bernardo apoiou a iniciativa. "O que os deputados da Frente da Agropecuária estão propondo está na mesma linha do que o presidente Lula defende e deseja, que é ver o Brasil livre desta dependência", frisou. De acordo com o presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), o Brasil importa 70% dos fertilizantes que utiliza na agricultura. "Um pais com o potencial agrícola como o Brasil não pode ficar refém de três ou quatro empresas que dominam o mercado de fertilizantes", destacou. Colatto defendeu também a obrigatoriedade da exploração das jazidas de minérios por parte das empresas. "Se elas não exploram, o governo deveria licitar estas áreas", concluiu.
Compromisso - O coordenador político da Frente, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR) ressaltou a importância de o governo assumir este compromisso com a agricultura. "Tem que ser uma ação de Estado. O governo tem a missão estratégica de oferecer condições para que a produção rural não seja prejudicada", ressaltou.Ao lembrar que a produção de fertilizantes está nas mãos de apenas quatro empresas, o deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), também membro da Frente, disse que a situação se agrava a cada ano que aumenta o consumo no Brasil. "Em 1990, o Brasil importava 30% dos insumos que consumia. Hoje já chega a 70%", finaliza. As informações são da assessoria de imprensa da Frente Parlamentar da Agropecuária. (Imprensa Frente Parlamentar)