FIEP: Ministros debatem crescimento regional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença dos ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-CDES, promove no próximo dia 01 de março (quinta-feira), a partir das 10 horas, na sede da Federação das Industrias do Paraná, em Curitiba, o Fórum Regional “O Programa de Aceleração do Crescimento e o Desenvolvimento Regional”. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, participa do evento. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES - criado pelo governo do Presidente Lula completa quatro anos de trabalho com suas principais características consolidadas e resultados de várias ordens, dentre eles a demonstração da relevância do diálogo social na construção de consensos intersetoriais, importantes impactos na pauta pública e reconhecimento internacional. Nesse contexto, o CDES teve no ano de 2006 uma experiência bastante exitosa de realização de reuniões regionais, num total de cinco, em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Brasília e Belém, para que se iniciassem as discussões que desembocaram no documento “Enunciados Estratégicos para o Desenvolvimento”, aprovado na 19ª Reunião do Pleno do CDES, realizada no dia 24 de agosto de 2006.
Prioridades das regiões - A escuta dos problemas e prioridades de cada região foi muito produtiva para que se elaborasse o documento, uma vez que não há dúvidas de que cada região tem suas especificidades que precisam ser consideradas quando se pensa no desenvolvimento do Brasil. Inspirado por esta idéia, será realizado no próximo dia 1º de março do ano corrente o Fórum Regional do Sul do CDES, como uma continuidade deste trabalho de escuta regional, uma vez que um dos maiores focos do conselho é o desenvolvimento regional. Para a esta primeira reunião está programada uma apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento, a ser feito pelos Ministros Tarso Genro (Secretaria de Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão), estes dois últimos coordenadores do Programa juntamente com a Ministra Dilma Rousseff. Nesta etapa da reunião, os Ministros apresentarão o PAC para os conselheiros da Região Sul e seus convidados, buscando envolver setores diversos e lideranças representativas da indústria, sindicatos e movimentos sociais relevantes na região. A segunda, e talvez mais relevante característica da reunião, é que ela inaugure o Fórum Regional do CDES na Região Sul. Esse Fórum teria como núcleo preliminar os participantes desta reunião, construindo uma agenda regional, em consonância com a pauta do CDES. A perspectiva de desenvolvimento regional como constitutiva do desenvolvimento do país, dada pelas políticas do Governo e, com ênfase, pelo PAC, aponta para um aprofundamento do diálogo social nas regiões e entre as regiões para a viabilização de resultados para todos.
Objetivos:
- Apresentar o PAC para os conselheiros da região sul, os presidentes das federações da indústria, de sindicatos e movimentos sociais relevantes na região;
- Debater o PAC, seus acompanhamento, os impactos e perspectivas para o desenvolvimento da região sul;
- Iniciar o Fórum Regional do CDES, em torno do desenvolvimento da região sul. Esse fórum terá como núcleo preliminar os participantes desta reunião e construirá uma agenda na região, em consonância com a pauta do CDES.