FISCALIZAÇÃO: Termina greve dos fiscais agropecuários
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Depois de duas paralisações ao longo deste ano, os fiscais federais agropecuários aceitaram a nova proposta do governo que prevê o reajuste salarial em 20,3%. O repasse será de 12,4% em fevereiro de 2008 e de 7,9% um ano depois. O acordo foi acertado nessa terça-feira (25-09), depois que o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, apresentou o Termo de Compromisso assinado pelo Ministério do Planejamento e a Associação Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa).
Plano de carreira - Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), que representou a bancada do agronegócio nas negociações, o governo também assumiu o compromisso de criar um grupo de trabalho para estudar o plano de carreira da categoria e regulamentar o Centro de Formação Cooperativa para a Agricultura, que terá por finalidade a capacitação dos fiscais agropecuários.
Retorno ao trabalho - A volta ao trabalho ocorreu ainda ontem. "As atividades recomeçam imediatamente em todo o país. Os profissionais assumiram o compromisso de liberarem, até o final desta semana, toda a carga retida nos portos e nos aeroportos", confirma Heinze. As empresas mais prejudicadas com a paralisação dos servidores foram as do setor de carnes.
Equiparação salarial - No acordo também ficou acertado que os fiscais terão equiparação com os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa que prevê três aumentos anuais de 5,37% até 2010 e ainda um incentivo para os que fizerem cursos de especialização. (Agrolink)