FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS: Cooperativistas analisam sistemas do Brasil, Itália e Argentina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O quarto e último módulo do Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas foi aberto nesta segunda-feira (1º/12), em Curitiba, pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e pelo diretor técnico do Sebrae-PR, Júlio Agostini. Nesta etapa, os 25 integrantes do curso se reúnem para apresentar estudos e realizar uma análise comparativa dos sistemas cooperativos Italiano, Argentino, Alemão e Brasileiro. A programação inclui ainda uma palestra com o professor da Universidade de Bologna, Mario Mazzoleni, sobre o tema "O movimento cooperativo na Itália e na Europa, de acordo com a Conjuntura econômica atual". A palestra será às 14 horas de terça-feira (02/12) na sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, e é aberta para os colaboradores do Sistema e das cooperativas do Paraná. Para Ricken esta iniciativa, em parceria com o Sebrae-PR é de extrema importância para a formação de novas lideranças. "Esperamos que este grupo que está se formando possa também contribuir, com sugestões para a continuidade deste trabalho e para a formação de uma nova turma em 2009", destacou Ricken.
Parceria - O curso de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas é resultado de uma parceria entre o governo da região de Emília Romagna, localizada no norte da Itália, e reconhecida como um dos melhores exemplos de uma economia cooperativa de sucesso, e das centrais cooperativas locais (Legacoop e Confcooperative), com o governo brasileiro e Sebrae Nacional. Também são parceiros do projeto o Sebrae Paraná, com a coordenação de Ricardo Schiffini Dellamea, e a Ocepar/Sescoop-PR, com a coordenação de Humberto César Bridi, da área de Desenvolvimento Humano. Também participam pela Ocepar/Sescoop-PR, o gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, o gerente de Autogestão, Gerson Lauermann, e os analistas econômicos Cassiano Bragagnolo e Robson Mafioletti.
Objetivos - O curso faz parte do projeto Paraná-Emília Romagna, e tem por objetivo capacitar executivos com uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países; estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e as cooperativas internacionais; promover o intercâmbio entre as instituições tecnológicas brasileiras com outros países; e gerar mecanismos para multiplicação do projeto em outras regiões do Brasil.
Módulos - O primeiro teve inicio no mês de junho no Paraná e o segundo módulo aconteceu em setembro nas regiões de Emilia Romagna (Itália), Bonn (Alemanha) e Frankfurt (Alemanha). No terceiro, os participantes viajaram à Argentina para receber conteúdos teóricos sobre a legislação das cooperativas argentinas e conhecer casos de cooperativas de sucesso através de visitas técnicas temáticas (leite, carnes, orgânicos, entre outros). No quarto módulo, que marca o encerramento do curso, o objetivo é avaliar o trabalho realizado, e analisar os sistemas cooperativos Italiano, Argentino, Alemão e Brasileiro.