Formação de líderes é tema do Programa Empreendedor Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma teleconferência com o economista e ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros que falará sobre as " Perspectivas do agronegócio", abre a fase três do Programa Empreendedor Rural na próxima segunda-feira, 18. A teleconferência acontece no auditório do Sebrae-Pr, a partir das 9 horas e contará com as presenças do presidente da Faep Ágide Meneguette, que responde também pelos conselhos administrativo do Senar-Pr e deliberativo do Sebrae-Pr, Ademir Mueller, presidente da Fetaep e Antonio Ernesto de Salvo, presidente da CNA. O evento serve de ponto de partida para 43 turmas formadas por cerca de mil veteranos das fases um e dois do Empreendedor Rural, iniciarem a nova etapa do programa em todo o estado. A primeira etapa, em campo há dois anos e cujo número de participantes já ultrapassa os seis mil, aborda temas como cadeias agroindustriais, planejamento estratégico e operacional, globalização e política agrícola.

Foco do programa - Na terceira fase, já que a segunda compreende a realização de reuniões entre os participantes durante a implantação dos projetos, o foco do programa se volta para a formação de líderes. Palestras em vídeo servirão de base para atividades e discussões propostas nos encontros, que serão quinzenais em um período de sete meses. Aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores e dotar o agronegócio paranaense de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento sócio-econômico do meio rural. Estes são alguns dos objetivos que levaram os parceiros Senar-Pr, Sebrae-Pr, Faep e Fetaep a dar seqüência à proposta da fase um do Programa Empreendedor Rural.

Fases - A equipe responsável pela execução do Empreendedor Rural tem metas ousadas em relação aos resultados do programa. Algumas como ter pelo menos 80 grupos de egressos de egressos atuantes realizando reuniões periódicas e desenvolvendo ações associativas até o final de 2004 já estão acontecendo. Isso diz respeito à segunda fase do Programa, que registrou em 2004 mais de cem reuniões entre grupos de participantes da fase um. O número sobre para 120 grupos ao final de 2005 e 150 grupos ao final de 2006, data em que se pretende ter formalmente implantada e com objetivos definidos, a " Confraria estadual dos empreendedores rurais " . A confraria é uma garantia de que as ações implementadas deram resultados e terão continuidade. " A nossa meta é criar condições para o desenvolvimento das atividades agroindustriais em bases mais sólidas no Paraná. Estamos investindo em um programa para preparar nossa gente para enfrentar as dificuldades que vêm por aí. Mais do que isso, queremos nossa gente liderando, agindo para mudar, para melhorar a vida e os negócios dos produtores rurais " , explica Ágide Meneguette, presidente da FAEP.

Conteúdos Relacionados