FORMAÇÃO: Sescoop/PR promove treinamento para novos agentes de cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Iniciou, na manhã desta terça-feira (25/05), o treinamento para novos agentes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). A formação segue até quinta-feira (27/05), com o objetivo de discutir a atuação do Sescoop/PR e o papel a dos agentes para a viabilização dos projetos de formação, promoção social e monitoramento nas cooperativas. “O papel dos agentes é um papel de protagonismo. Temos esse profissional como um valor enorme no processo de atendimento às cooperativas. O Sescoop/PR existe para ajudar as cooperativas, mas a dimensão do seu trabalho só é possível porque temos na base um profissional para nos ajudar”, disse a gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira Lima.
O evento - O treinamento é dividido em três módulos. A coordenação é dos analistas do Sescoop/PR, Sandra de Souza Schmidt e Luis Henrique Zanon Franco de Macedo. O objetivo é conhecer e aprender sobre o sistema GDH - utilizado para cadastro de projetos, acompanhamento, avaliação e prestação de contas -, bem como aprofundar os conhecimentos, conhecer as regras e procedimentos, esclarecer dúvidas, buscar atualização, absorver conhecimento, relembrar os processos, aprender direto da fonte e entender os processos burocráticos.
Programação - Nesta terça-feira, foram tratados os seguintes temas: Organograma do Sescoop/PR, em especial, as três coordenadorias da Gerência Desenvolvimento Cooperativo - Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento; a origem do recurso repassado às cooperativas, órgãos de controle; normativos do Sescoop/PR - Resolução 68/2020 e Portaria 01/2021; Diferença entre curso, palestra, vivencial, treinamento virtual, treinamento presencial, e o EaD; principais programas centralizados do Sescoop/PR; diferença entre recurso centralizado e descentralizado; O sistema de autogestão; importância do monitoramento; implicações do não preenchimento do sistema de autogestão para os treinamentos.
Quarta-feira - No segundo módulo, na quarta-feira, o foco é o planejamento, o PEDC - Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo. Serão tratados os seguintes temas: os seis objetivos estratégicos/vetores direcionadores; projetos, beneficiáriose instrutores;título, subtítulo, objetivos, resultados, mensuração, metodologia, público, conteúdo programático coerente com os objetivos; módulos, turmas, recursos, períodos; regras para realização de mais de uma palestra no mesmo dia; como clonar projeto; rascunhar; finalizar; prazos; proposta; contrapartida; pagamento parcelado, contratos, submissão ao comitê; cadastro de beneficiários, Lei Geral de Proteção dos Dados, Consulta de Participação em eventos; importação de beneficiários, vínculo do beneficiário com outras cooperativas; cadastro de instrutores, cadastro da empresa de instrutoria, honorário do instrutor, vigência e atualização dos cadastros; regularidade fiscal, validade das certidões e documentos, limite mensal e anual de horas por instrutor; relatórios da agenda do instrutor; planilha de horas comprometidas.
Quinta-feira - No terceiro e último módulo, na quinta-feira, o foco é a execução do projeto, com os temas: Inscrever os beneficiários no projeto; gerar lista de presença ou formulário de check in; gerar ficha de avaliação ou formulário de avaliação; evidências do treinamento: foto dos participantes com banner, data e hora; link treinamentos virtuais; também nesse módulo será abordado o fechamento do projeto: lançar a presença ou a falta dos participantes; avaliação dos participantes; relatório de fechamento do evento; lançar as despesas realizadas; prestação de contas - evasão de público; justificativa circunstanciada; nota fiscal do Sescoop e NF contrapartida (regras para emissão) ; fluxo de pagamento das notas fiscais; rasuras, resolução das fotos; declaração de produtos/serviços; emissão de certificados; relatórios diversos.