Formatura do Programa Empreendedor Rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Paraná está se organizando para firmar-se como exemplo de Estado rural. O Programa Empreendedor Rural tem sido uma das ferramentas utilizadas pelo Sebrae/PR, Senar/PR, FAEP, e Fetaep, em parceria, para que isto aconteça. Desde a primeira turma, em julho do ano passado, o Programa já formou mais de 8.500 empreendedores rurais. A expectativa é que a meta inicial do programa, que era de 10 mil pessoas formadas, no final de 2005, seja superada já no primeiro semestre do ano que vem. Cerca de 2.471 integrantes das turmas do Programa Empreendedor Rural 2004 participaram hoje (segunda-feira, 6) do encontro que marcou o encerramento de mais um semestre de atividades da primeira etapa do PER. O evento também contou com a participação de veteranos, aumentando a oportunidade de integração entre os presentes. O Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente adjunto, Nelson Costa. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ágide Meneguette, as atividades desenvolvidas durante os 14 encontros que o Programa propõe, ajudam os trabalhadores do campo nos seus negócios, pois o meio rural exige conhecimento. “Não temos mais espaço para amadorismo. Qualquer deslize no campo, seja nas plantações ou criações de animais, pode tirar o Paraná, o Brasil do mercado", diz.
Osmar Dias - A já tradicional palestra de encerramento, desta vez foi proferida pelo empreendedor rural e senador paranaense, Osmar Dias, que começou felicitando os presentes e afirmando que "dia de formatura é dia de festa". Segundo o senador, o que o Empreendedor Rural está fazendo pode ser considerado como uma revolução na mentalidade do produtor. "Mudou a forma de pensar e de agir. Está em uma nova fase. Primeiro ele só produzia, com eficiência, mas só produzia; numa segunda fase ele começou a perceber que precisava de tecnologia. Estamos vivenciando uma terceira etapa, onde os empreendedores rurais estão fora da porteira da fazenda, estamos começando a prospectar mercados. Estão em busca de formação e informação". Para Admir Mueller, presidente da Fetaep, o Empreendedor Rural é muito importante para este segmento, pois envolve toda a família, empresários e filhos. Mueller destaca que o Programa vem possibilitando aos participantes ter conhecimentos para melhorar seu agronegócio e ser empreendedor, abrindo desta forma a oportunidade de melhorar as condições de vida para os agricultores e evitar o êxodo rural.
Melhores projetos - Os melhores projetos desenvolvidos pelos participantes foram julgados por uma banca formada por técnicos especializados em projetos. Dos mais de 250 trabalhos enviados 30 receberão troféus, entre eles, os cinco melhores ganharão uma viagem internacional. Os trabalhos foram avaliados com base na originalidade, abordagem conceitual de elaboração de projetos, profundidade e grau de esforço das análises e pesquisas, e na comprovação da viabilidade ou não do projeto em termos econômicos, financeiros e ambientais. (Faep)