FORNECEDORES X SUPERMERCADOS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizado hoje (01/08) o 1º Fórum Assosuper (Associação dos Fornecedores dos Supermercados), que contou com o apoio da Ocepar, Faep, Fiep e Associação Comercial do Paraná, dentre outros. O objetivo do Fórum foi buscar uma maior aproximação dos fornecedores com os supermercados. Segundo Antonio Zonta, presidente da APRAS -Associação Paranaense de Supermercados, no Paraná existe um supermercado para cada 4 mil habitantes, enquanto no Rio de Janeiro essa relação é de um para cada 9 mil habitantes. Isso mostra por um lado o dinamismo do setor supermercadista, e por outro, que a concorrência é intensa entre os supermercados.
Preço ao consumidor - Outro ponto colocado pelo presidente foi de que de junho de 1994 a junho de 2002 o índice de preço ao consumidor aumentou 81,80%, enquanto o aumento médio de preços nos supermercados foi de 28,10%, o que demonstra a grande contribuição do setor para o controle da inflação. Ele salientou também, que é importante as empresas do Paraná investirem mais em produto e marketing, mostrando seus diferenciais, pois, os supermercados irão demandar mais esses produtos. Na avaliação de Nelson Costa, Gerente Técnico, que representou a Ocepar no evento, o relacionamento entre fornecedores e supermercados é difícil porque os supermercados praticam políticas de descontos nos preços dos produtos dos fornecedores, a título de promoções (ponta de gôndola, enxoval e outros itens), chegando muitas vezes a 23% do valor do produto. "Nossa expectativa é que a aproximação do fornecedor com o supermercado, propiciada pelo evento, possa melhorar o relacionamento entre as partes", disse Nelson Costa.