FÓRUM AGRONÔMICO: Ocepar lança residência agronômica durante evento em Maringá
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Lideranças da área técnica de cooperativas paranaenses se reuniram na segunda-feira (19/05), na Associação Cocamar, para o Fórum Agronômico, evento promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Entre outros assuntos, foi lançado o curso de residência em engenharia agronômica para profissionais recém-formados, e debatidas as tendências e desafios do agronegócio brasileiro e paranaense. Um dos palestrantes foi o especialista Fernando Homem de Mello, que fez uma análise do atual momento, com baixos estoques de alimentos e preços internacionais em alta.
Especialização - Sobre a residência em engenharia agronômica, que é um curso em nível de especialização, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, disse que "é uma maneira de nivelar o conhecimento entre profissionais experientes e aqueles que serão inseridos no mercado". Uma experiência assim está sendo desenvolvida há dois anos pelo setor sucroalcooleiro do Paraná, também na área de agronomia. Os resultados foram considerados tão positivos que, recentemente, a residência foi ampliada para outras áreas de engenharias, como Química, Civil e Elétrica.
Assuntos em pauta - Durante o dia foram tratadas questões relacionadas ao desenvolvimento da agropecuária paranaense: minimização de riscos na atividade agrícola, zoneamento agrícola e risco climático, aprimoramento no manejo de pragas e doenças, preço dos fertilizantes, preservação do solo, oferta de crédito agrícola e orientações sobre os receituários agronômicos.
Desafios - O secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini também esteve presente. Ele destacou o trabalho realizado pela Seab e os desafios para o desenvolvimento da agropecuária paranaense. Fez comentários sobre os programas Trator Solidário, Irrigação Noturna, Incentivo à Avicultura, Programa de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), Integração Lavoura Pecuária, Programa Estadual de Calcário, além de mata ciliar e do plano de recolhimento do BHC. "Em julho vamos anunciar normativas que permitem o plantio de espécies arbóreas nas Áreas de Preservação Permanente. Nesse mesmo período vamos lançar as ações para o recolhimento do BHC e dar final a essa triste história no Paraná", frisou o secretário. O evento prossegue durante o dia de hoje. (Imprensa Cocamar)