FÓRUM DE COMUNICAÇÃO: Profissionais de cooperativas se reúnem na Cocamar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de 37 profissionais de cooperativas do Paraná, começou na manhã desta sexta-feira (21/11), em Maringá, o Fórum dos Profissionais de Comunicação. Visando o aperfeiçoamento pessoal e a integração entre os comunicadores, o evento foi aberto pelo coordenador da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho que destacou a presença de inúmeros profissionais e a necessidade do constante aperfeiçoamento profissional nos mais diferentes temas. Ele frisou que no evento deste ano, por sugestão de alguns colegas de cooperativas os temas escolhidos foram fotografia, rádio e marketing. Milléo também apresentou a campanha de marketing institucional, Cooperativas, Orgulho do Paraná, que está sendo veiculada na TV e nos jornais. Pediu para que os assessores de comunicação das cooperativas utilizem as peças institucionais, como anúncios, spots para rádio e os filmes nos materiais produzidos pelas cooperativas. "Temos observado que diversas cooperativas já adotaram a logo da campanha como uma segunda marca. Isto é importante para uma melhor divulgação não só da campanha, mas também no fortalecimento da marca Cooperativas do Paraná. Este apoio não só é importante como fundamental", avaliou. Milléo também falou do Prêmio Ocepar de Jornalismo e no número recorde de trabalhos, 94 ao todo.
Cocamar - Em seguida o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, enfatizou a importância da comunicação para o sistema cooperativista. "É preciso que as cooperativas tenham uma política definida e constante de comunicação. Esse processo deve ser gerido por profissionais da área, que possam informar aos públicos internos e externos sobre o trabalho e os diferenciais do cooperativismo", afirmou.
Zaclis Veiga - Após a abertura, a jornalista e fotógrafa Zaclis Veiga fez a primeira palestra do dia, com o tema "O fotojornalismo e a imagem da violência". Discutindo as abordagens da mídia frente a assuntos de repercussão, Zaclis mostrou uma série de fotografias veiculadas em jornais e revistas que tiveram impactos e até mudaram rumos de guerras e conflitos. "Há uma banalização da violência que faz com que as pessoas se acostumem com cenas e imagens que retratam situações de horror", explicou. "O fotojornalista deve ter vocação, consciência social e percepção dos fatos. Os desafios para esse profissional serão cada vez maiores", disse.
Ernesto de Souza - Depois de Zaclis, foi a vez da palestra do fotógrafo Ernesto de Souza, um dos profissionais mais experientes e reconhecidos do país. Há 23 anos na revista Globo Rural, Ernesto conhece com profundidade a realidade do campo brasileiro. Duas vezes ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo e vencedor do Prêmio Gabriel Garcia Marquez de Jornalismo, ele dividiu com os comunicadores sua experiência de 40 anos na fotografia. "Não concordo com a manipulação feita através de softwares de imagem. Fico o tempo que for necessário esperando pela melhor luz para fotografar. Converso com as pessoas, criou mais interação e só então começo a fotografar", revelou.
Rádio e Marketing - No período da tarde o evento prossegue com palestra do jornalista e professor universitário, Gilson Aguiar, da CBN Maringá com o tema: "Rádio, uma ferramenta importante na comunicação cooperativa". Depois, o gerente de Recursos Humanos e Comunicação da Viapar, Marçal Siqueira apresenta o projeto rádio da concessionária de rodovias que atua na região Noroeste do Paraná. Na seqüência, Gláucia Guerreiro, da Guerreiro Agromarketing fala sobre a periodicidade dos jornais e revistas sob o enfoque do anunciante. O evento se encerra com uma palestra de Gabriela Duarte, da Heads Propoganda com o tema: "a importância do marketing no fortalecimento de uma marca". Durante o Fórum de Comunicação, ficou definido que o próximo encontro acontecerá em Palotina, na sede da cooperativa C.Vale.