FÓRUM DE CONTADORES: Profissionais são preparados a cumprir obrigações fisco-contábeis
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Fórum de Contadores, promovido pelo Sistema Ocepar, entre os dias 23 e 24 de setembro, em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 80 profissionais de cooperativas de diversos ramos do Paraná. "As palestras foram muito esclarecedoras e abordaram pontos importantes sobre Sped (Sistema Público de Escrituração Digital, da Receita Federal), PIS/Cofins e toda a estruturação de implantação do sistema de Sped", afirmou o analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Devair Antonio Mem.
Normas contábeis - Ainda de acordo com ele, os participantes puderam ouvir e discutir sobre o processo de convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão internacional. "As novas normas contábeis estão trazendo uma mudança no conceito de contabilidade, principalmente em aspectos que exigem critérios de julgamento da administração. A contabilidade brasileira está migrando para um padrão internacional e esses novos conceitos estão contribuindo para melhorar as informações patrimoniais e financeiras da empresas, dando condições dos usuários conhecer o valor justo da empresa. São novas formas de trabalhar a contabilidade que, antes, era tida simplesmente como parâmetro fiscal", acrescenta ele.
Prazo - Devair ainda alerta: "Os contadores devem observar o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) número 27 e o ICPC (Interpretação técnica do CPC) número 10 em função da restrição de prazo, pois eles poderão ser aplicados somente este ano. Assim, as cooperativas não devem perder a oportunidade de fazer uma avaliação, de forma fundamentada e segura, possibilitando encontrar o valor justo do seu patrimônio", frisa o analista.
Abertura - O Fórum de Contadores foi aberto pelo presidente da Frimesa, Valter Vanzela, e contou ainda com a presença do assessor tributário da Ocepar, Marcos Antônio Caetano, e do analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Emerson Barcik. No primeiro dia foram ministradas palestras com os temas "Atualizações sobre Sped, tendências internas e externas no tocante à contabilidade", com o consultor técnico da Gerdau SA, Paulo Roberto da Silva e "Normas contábeis internacionais - IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), com o consultor da PricewaterhouseCoopers. No segundo dia, o coordenador jurídico da Ocepar, Paulo Roberto Stöberl, tratou sobre o tema "O Código Civil e as responsabilidades do contador". Houve outras duas palestras sobre as normas internacionais de contabilidade ministradas por profissionais da PricewaterhouseCoopers, que participou do evento por meio dos consultores José Rezende, Roberto Suguihara e Rodrigo Albuquerque.