FÓRUM DE TRANSPORTE: Ramo transporte está organizado e evoluindo, diz coordenador da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 líderes cooperativistas participaram na tarde de ontem (13/11), em Curitiba, do Fórum dos Dirigentes de Cooperativas de Transporte. Realizado na sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, com o objetivo de apresentar e discutir assuntos de interesse das cooperativas do ramo transporte, o evento focou temas importantes para o setor, entre os quais, o vale-pedágio, a regulamentação da atividade de transporte rodoviário de cargas, equiparação de cálculos tributários, linhas de crédito para renovação de frota e o plano de integração cooperativista. "O encontro foi ótimo e reuniu praticamente todas as cooperativas filiadas à Ocepar", avalia o coordenador do Ramo Transporte do Sistema Ocepar e presidente da Cotransul, Nelson Canan.

Crescimento - Segundo ele, o interesse demonstrado pelo ramo de transporte em relação à organização e a troca de informações entre as cooperativas, são alguns dos fatores que propiciam o crescimento do setor. "O ramo transporte está organizado e evoluindo, graças ao apoio da Ocepar. O principal objetivo está sendo alcançado. Mas ainda há algumas lutas que precisamos vencer", diz. Um dos assuntos importantes, completa Canan, refere-se ao imposto de renda, especificamente, a equiparação da base de cálculo do IRRF à base de cálculo do INSS (de 40% para 20%). "Precisamos convencer o ministério da Fazenda para que haja uma mudança na tabela de base de cálculo para no máximo 20%. O caminhoneiro não pode ser tão prejudicado. Além disso, as cooperativas estão tendo problema junto ao associado, por causa da alta carga tributária. Muitas vezes o profissional não entende a razão do desconto ser tão elevado. Some-se a isso a concorrência desleal com empresas que não pagam impostos. Estamos lutando contra isso e temos certezas que vamos atingir nossos objetivos. Por conta disso, apostamos num avanço ainda maior do ramo transporte para os próximos anos", afirma.

Intercooperação - A necessidade de promover a intercooperação entre as cooperativas de transporte e os demais ramos cooperativistas, foi outro assunto bastante debatido no Fórum. "Existe um distanciamento entre os setores do cooperativismo. Mas acredito que um passo importante foi dado hoje para mudar isso. Temos certeza de que com o apoio da Ocepar, a aproximação, principalmente com o setor de produção, irá melhorar  e quem ganhará com isso é o associado das cooperativas", diz. A intercooperação também foi enfatizada pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski que fez a abertura oficial do evento. "A aproximação entre os ramos cooperativistas deve ser incentivada porque amplia as oportunidades de crescimento para todo o Sistema. É fundamental realizar um trabalho de intercooperação que intensifique os negócios e ação em parceria, principalmente com o ramo agropecuário", disse.

Conteúdos Relacionados