FÓRUM DE VAREJO: Evento na Ocepar aborda estratégias e negociações

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Foi realizada na manhã desta sexta-feira (23/02) na sede do Sistema Ocepar a 2º Reunião do Fórum de Varejo, com o objetivo de auxiliar as cooperativas a incrementarem seus resultados no varejo. Participaram cerca de 15 representantes das áreas de Vendas e Marketing das cooperativas agropecuárias paranaenses – Coamo, Lar, Frimesa, Cocamar, Copacol, Castrolanda e Agrária, além de técnicos da Ocepar. A promoção e realização do evento foi do Sistema Ocepar e cooperativas agropecuárias. A abertura do fórum foi feita pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O superintendente destacou a representatividade do sistema cooperativista no Estado e no Brasil. As cooperativas do Paraná representam 16,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e 55% do PIB agropecuário.

Estratégias - O primeiro palestrante do evento foi Márcio F. Blanco do Valle, diretor da Coop (Cooperativa de Consumo) de São Paulo. Valle falou sobre as estratégias de mercado da Coop e a importância do marketing de varejo. “Quando falarmos de consumidor temos que considerar todos os elos que estão antes dele. Antigamente a visão era linear: produtor, indústria, varejista ou atacadista e consumidor. Com a sofisticação do consumidor, o varejista se transformou quase um especialista em entender as necessidades do consumidor”, disse Valle. “Mas ele não entende tanto do produto quanto o fornecedor. Os pontos de contato hoje estão muito maiores para atender o consumidor”, explicou. Segundo ele, a atuação da cadeia não é mais tão linear, e sim mais paralela, integrada, para que se construam estratégias mais eficientes. “O mercado se tornou muito mais complexo. A verdade é essa”, resumiu. Na visão dele, as cooperativas conseguem equilibrar com mais sucesso as visões antagônicas dentro do processo e assim garantir maior satisfação do consumidor. Marcelo Pajolla (assessor de Marketing) e Marco Orozimbo Freer Rosas (da área de Vendas), ambos da Cocamar, destacaram a importância do fórum para a compreensão da lógica do varejo. Segundo Marco Rosas, a diretoria da Cocamar deposita expectativa grande do crescimento do varejo no faturamento da cooperativa. Pajolla frisou que o fórum ajuda na troca de experiências entre as cooperativas.

Trade marketing - Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), veio falar sobre trade marketing e negociação. “A atividade de varejo hoje está exigindo das fornecedoras uma nova postura, uma nova configuração em termos de estrutura organizacional. Muitas empresas trabalham atualmente apenas com as áreas de marketing e vendas. Mas hoje se vê o surgimento do trade marketing, que é intermediária entre vendas e marketing”, disse ele. “A função do trade marketing é dar uma orientação ao pessoal de vendas, um norte, para que essa força seja direcionada corretamente”, explicou. Pastore destacou que as cooperativas, a partir do momento em que se lançarem ao varejo vão enfrentar um grau de competitividade muito grande e precisam estar preparadas. Após a palestra de Pastore está prevista uma discussão dos treinamentos do varejo para este ano.

Pós-graduação - Como encaminhamento final o grupo deliberou sobre a realização de um curso de pós-graduação na área de varejo destinado aos profissionais que atuam nesta área, com uma duração de 150 horas, com apoio do Sescoop-PR, de forma modular, a cada três semanas, com aulas na sexta-feira e no sábado. Além disso, foi estabelecido um cronograma de reuniões do fórum, o primeiro já com data marcada para o dia 23 de março, em Curitiba, na sede da Ocepar. Os três fóruns que acontecerão ainda neste ano, abordarão sobre mídia e merchandising, logística e sobre estratégias de venda de produtos para o varejo. Segundo Flávio Turra, gerente técnico econômico do Sistema Ocepar, este primeiro fórum do ano, além de dar continuidade ao processo iniciado em 2006, tem por meta estabelecer estratégias de atuação integrada entre as cooperativas na busca da ampliação dos mercados e ampliação do mix de produtos no varejo. “Cumprindo a finalidade da cooperativa que é de buscar cada vez mais formas de agregar mais valor aos produtos primários, através da agroindustrialização, nada melhor do que discutir em conjunto todas essas estratégias, visando um mesmo objetivo”, avalia Turra.

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