FÓRUM: Diretores de cooperativas discutem importância da governança corporativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O sistema de governança corporativa é um tema atual, de extrema importância para qualquer organização empresarial, porém, ainda é pouco conhecido no Brasil. A opinião é do engenheiro Márcio Kaiser, coordenador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, durante a abertura do Fórum dos Diretores Executivos. O evento acontece nesta quarta-feira (29/08), no auditório do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em Curitiba, e reúne cerca de 30 diretores e gerentes executivos das cooperativas do Paraná. Além de Márcio Kaiser, o Fórum tem como palestrante Carlos Alexandre Peres, da PricewaterhouseCoopers e Fernando Mitri, ex-presidente da IBM Brasil.
Apresentação do sistema - Promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, o evento tem por objetivo apresentar o sistema de governança corporativa. Estão em discussão os seguintes temas: introdução ao tema, o conselho de administração, legislação e instituições de governança corporativa e controle na governança corporativa. De acordo com Kaiser, governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade. Isto significa que o sistema está presente em todas as organizações que se preocupam em melhorar o seu direcionamento”, explica.
Premissas - Segundo Carlos Alexandre Peres, que focou sua palestra em controles na governança corporativa, o sistema é focado em quatro premissas: transparência, equidade, prestação de contas e ética. “São princípios que valem para qualquer instituição empresarial, inclusive, para as cooperativas, afinal os cooperados querem se sentir seguros de que seu dinheiro ou recurso está sendo bem administrado”, afirma.
Importância - Katsumi Sérgio Otaguiri, diretor secretário da Cooperativa Integrada, destacou a importância da realização do Fórum. “Este é o segundo evento promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR que participo. São ocasiões muito importantes porque ajudam na atualização daqueles que estão no dia a dia das cooperativas. É uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos em relação à gestão e mercado”, diz. Para Adilson Roberto Fuga, superintendente da Capal, além de propiciar uma troca de informações e interação entre os executivos das cooperativas, os eventos do Sescoop-PR tratam de temas atuais e de extrema importância para as cooperativas. “As sociedades cooperativas precisam evoluir em relação à gestão. É preciso profissionalizar a gestão”, afirma. Segundo ele, a Capal é um exemplo dos resultados que a profissionalização pode gerar. “No ano de 1995, a cooperativa estava a ponto de encerrar suas atividades e, atualmente, está entre as melhores cooperativas do país. A recuperação da Capal só foi possível porque a gestão foi totalmente transformada e profissionalizada”, revela.