FÓRUM DOS COMUNICADORES: Prêmio Ocepar de Jornalismo terá lançamento regional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O V Prêmio Ocepar de Jornalismo terá lançamento regional, segundo decisão tomada no Fórum de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas realizado nos últimos dias 7 e 8/08, em Curitiba, com a presença de 30 profissionais. A decisão foi tomada durante apresentação do regulamento do prêmio aos profissionais, estando presentes o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente do Sistema Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock, e o coordenador de marketing da Unimed Paraná, Rafael Ramagem. O V Prêmio Ocepar de Jornalismo oferecerá um total de R$ 51 mil para os melhores trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa. O coordenador de comunicação da Ocepar, Samuel Z. Milléo Filho, que apresentou o regulamento do V Prêmio, afirmou que neste ano foram criados dois prêmios especiais para as melhores matérias inscritas sobre os ramos crédito e saúde, no valor de R$ 3.500,00 cada. Sobre os lançamentos regionais, Milléo informou que eles acontecerão em parceria com a Unimed Paraná e com a Sicredi Paraná. "Será uma oportunidade de ampliarmos a divulgação do prêmio e de apresentarmos o cooperativismo aos jornalistas em cada região visitada", destacou.
Importância da parceria - Durante a solenidade de apresentação do prêmio, o presidente do Sistema Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock, parabenizou a Ocepar pela persistência na realização do Prêmio Ocepar de Jornalismo. "Vale a pena para o Sicredi estar junto com a Unimed apoiando essa iniciativa. Queremos ser parceiros, continuar ajudando na própria divulgação e na mobilização dos profissionais de comunicação para a inscrição de trabalhos. É uma iniciativa louvável e a gente só pode aplaudir e apoiar", frisou. O coordenador de marketing da Unimed Paraná, Rafael Ramagem, por sua vez, elogiou a realização do V Prêmio e afirmou que "para nós, essa é uma parceria já consolidada". Lembrou que o sistema Unimed Paraná tem mais de 8.800 cooperados e mais de 1 milhão de beneficiários.
Pesquisa de opinião - Patrocinadores do Prêmio Ocepar de Jornalismo, os sistemas Sicredi e Unimed também aparecem com destaque na pesquisa de opinião "O que os paranaenses conhecem sobre cooperativas", concluída recentemente pelo Isad - Instituto Superior de Administração da Escola de Negócios da PUCPR. A pesquisa teve por objetivo avaliar o conhecimento da população paranaense em relação às cooperativas do estado e identificar os hábitos de mídia. O Sicredi foi citado por 11% dos entrevistados indagados se conheciam alguma cooperativa, superado apenas pela Coamo (15%) e Cocamar (12%). A Unimed foi o plano de saúde mais citado (47% dos entrevistados) entre os que têm algum plano de saúde. Os usuários dos planos Unimed deram a nota média de 8,3% para as opções de nota de 0 a 10. Cerca da metade de todos os entrevistados tem algum plano de saúde. A pesquisa foi detalhada aos presentes pelo coordenador, Samuel Milléo Filho.
Avaliação - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que essa pesquisa deverá ser realizada anualmente para se ter um acompanhamento da evolução do conhecimento do sistema. Os representantes da Unimed e do Sicredi avaliaram como muito positivo o resultado dessa pesquisa, que constatou a credibilidade desses sistemas de crédito e de saúde. Manfred Dasenmbrock disse que "ela é fundamental, valoriza aquilo que foi feito, dá substância, concretiza o investimento que foi feito" e permite saber se você está certo ou está errado no que está sendo feito. Frisou que diante do fato de que o cooperativismo de crédito do Paraná ser muito novo, a pesquisa mostra com clareza "que ele já fez alguma coisa, olhando pra traz, mas olhando pra frente tem ainda muito pra fazer".
Especialização - Além do Prêmio de Jornalismo, durante o segundo dia do Fórum foi lançado o Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação Cooperativista. Este curso será realizado em parceria com a Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com duração de 16 meses e aulas presenciais e semipresenciais as sextas-feiras a noite e sábado o dia todo, uma vez por mês. As aulas presenciais serão realizadas na Escola de Negócios da PUCPR (laboratórios do curso de Comunicação), em Curitiba. As turmas serão compostas por até 40 alunos e com previsão de início na segunda quinzena de setembro de 2008 e com término dezembro de 2009. Carga horária de 360 horas acrescidas de 30 horas referentes ao trabalho de conclusão de curso. Ao término de cada módulo, os alunos serão avaliados por meio de trabalho individual orientado pelo respectivo docente. A nota deste trabalho comporá a avaliação final dos alunos a cada etapa (módulo). Para um mínimo de 35 participantes o investimento para cada aluno interessado será R$ 200,00 em 16 parcelas iguais. Os interessados devem fazer suas inscrições diretamente no site da PUCPR (www.pucpr.br/cursos/especializacao). Outras informações pelo fone (41) 3200-1150 na assessoria de imprensa do Sistema Ocepar ou pelo e-mail:
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.