FÓRUM NA AGRÁRIA: Cooperativas definem plano para fortalecer comunicação do setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um total de 30 profissionais de comunicação das principais cooperativas do Paraná, reunidos nos últimos dias 6 e 7 de julho na Cooperativa Agrária (Guarapuava), num encontro de trabalho promovido pela Ocepar e Sescoop/PR, definiram os objetivos para desenvolver e fortalecer a comunicação do setor cooperativista no Estado. Os objetivos, debatidos ao longo dos dois dias do Fórum de Comunicadores, foram condensados num plano de ação voltado à melhoria da qualidade da comunicação do segmento cooperativo. Com previsão de começar a ser realizado a partir de agora pela Ocepar e pelas cooperativas, o plano inclui cursos para elevar a capacitação dos profissionais e a intensificação da troca de experiências entre as próprias cooperativas. A Ocepar começará a definir o calendário dos cursos, que deverão ser incluídos já nas próximas edições do Fórum de Comunicadores.
Fortalecimento - Para a entidade, a melhor estruturação da comunicação das cooperativas é um dos fatores que contribui para o fortalecimento do setor. Por isso, no evento sediado na Agrária, a Ocepar decidiu aproveitar a oportunidade do encontro dos comunicadores para definir o plano de ação. Para o coordenador de imprensa da entidade, Samuel Milléo Filho, que participou do evento, a decisão tornou esta edição do fórum “um divisor de águas”. O coordenador considerou que o encontro, com dinâmicas orientadas pelos professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná PUC/PR, Rogério Valério Ribeiro e Lourival Scheidweiler, e com a participação do acadêmico Daniel Laskowski Tazzoni, serviu para os profissionais definir aonde pretendem chegar nos próximos anos. Milléo Filho explicou também que, para que a Ocepar pudesse elaborar uma linha de ação que levasse em conta a realidade atual da comunicação das cooperativas, o evento deu aos participantes a oportunidade de debater dificuldades e pontos positivos de seus trabalhos em jornais internos, programas de rádio e em outros veículos como a internet. O plano de ação, resumido num documento final do encontro, determina além dos objetivos a forma de se alcançar os avanços considerados necessários. Milléo ressalta que após a sistematização de todas as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho, será elaborado um relatório, o qual, deverá chegar às mãos de cada um dos participantes e também para as diretorias da Ocepar/Sescoop-PR e também das cooperativas.
Integração - Aberto na manhã do dia 6/7, no mini-auditório da Agrária, na sede da cooperativa, com pronunciamentos de Milléo Filho e do presidente da Agrária, Jorge Karl, o Fórum dos Comunicadores debateu em seu primeiro dia a integração motivacional e as competências necessárias para o exercício da comunicação. À noite, a Agrária ofereceu aos participantes um jantar típico alemão num restaurante local, com a participação do diretor vice-presidente da Cooperativa, Paul Illich, e do Grupo de Violões da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, criada com o apoio da Cooperativa. Na manhã do segundo dia (7/7), na sala de reuniões do Departamento de Obras da Agrária, os comunicadores de cooperativas, divididos em grupos, redigiram os objetivos e metas do plano de ação. Uma visitação ao Museu Histórico da Agrária, à maltaria Agromalte (no entreposto da Cooperativa na Vitória/Entre Rios) e à cervejaria Donau Bier, na comunidade de Cachoeira, encerraram o evento. A próxima edição do Fórum de Comunicadores de Cooperativas do Paraná ocorrerá em dezembro deste ano, em Curitiba, quando terá mais um módulo prático nos laboratórios de comunicação da PUC-PR. Duas cooperativas se candidataram para sediar o encontro do próximo ano, a Integrada de Londrina e a C.Vale de Palotina. (Assessoria de Imprensa da Agrária)