FÓRUM NA OCEPAR: Cooperativistas discutem mercado de varejo

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O Fórum Permanente de Varejo das Cooperativas teve início hoje (06/12), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Participam do evento mais de 30 profissionais, que atuam em 13 cooperativas do Paraná. O objetivo é conhecer e diagnosticar a participação do setor no varejo e desenvolver estratégias para a conquista de novos mercados. O encontro foi aberto pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, que enfatizou a importância do Fórum para a construção de um plano de trabalho voltado ao varejo. “Os produtos das cooperativas paranaenses têm excelente qualidade. Mas é preciso ampliar o mercado através de uma estratégia adequada e que comunique ao consumidor os diferenciais da produção cooperativista, principalmente no aspecto da qualidade dos produtos industrializados e na origem garantida da matéria prima”, afirmou. A meta da Ocepar e das cooperativas é aumentar em 20% a participação no varejo até 2008.

Palestras - O professor Filinto Esienbach Neto (PUC/PR) deu início à programação da manhã e apresentou o Programa de Desenvolvimento Contínuo de Varejo das Cooperativas, que será elaborado ao longo das reuniões do Fórum Permanente, que irão acontecer em várias cidades do Paraná em 2007. Módulos profissionais e organizacionais acontecerão em todos os encontros, visando intensificar a integração e atuação das cooperativas no varejo. “Vamos buscar áreas de convergência e oportunidades, identificar barreiras e desafios e promover debates. O objetivo é ampliar a participação das cooperativas no mercado consumidor brasileiro”, explicou. O Fórum de Varejo é uma realização da Ocepar/Sescoop-PR, cooperativas e PUC-PR.

Cenário brasileiro e mundial - A palestra seguinte foi do professor José Lupoli (USP), que apresentou as características do mercado atual e as tendências das empresas varejistas. Segundo ele, as transformações ocorridas nos últimos anos modificaram os conceitos de administração e exigiram rápida adaptação dos empresários. O cenário do passado consistia em inflação alta, baixa automação, foco no financeiro e concorrência estável. Resultado: ineficiências encobertas. No cenário atual, a inflação baixa, a crescente automação, o foco nas operações, a concorrência acirrada, acabam deixando expostas falhas e ineficiências de gestão. Neste contexto, emergiu um país competitivo e as empresas deixaram de ganhar com o mercado financeiro. O lucro é conseqüência da aceitação dos produtos e serviços ofertados. “A busca constante da excelência é fundamental, já que o consumidor não compra apenas um produto, mas um conceito, uma solução, algo com o qual ele se identifica. Qualidade é uma obrigação, mas o que pode determinar a aceitação dos produtos na gôndola é a diferenciação e o posicionamento da marca”, enfatizou.

Apras - O presidente da APRAS (Associação Paranaense de Supermercados), Everton Mufatto, fez uma explanação no Fórum sobre o setor de varejos no Estado. Segundo ele, a previsão é fechar 2006 com alta de 1% no faturamento em comparação ao ano passado. Em 2005, o setor faturou no Paraná cerca de R$ 7,5 bilhões. “Começamos o ano projetando um crescimento de 5%. A crise na agropecuária e o dólar em baixa causaram deflação e queda nos preços, derrubando as estimativas iniciais. Os indicadores até o momento mostram que teremos uma pequena variação nos números, num cenário de estagnação”, avaliou. De acordo com Mufatto, as projeções para 2007 são mais otimistas. “O cenário é mais favorável e estimamos um crescimento superior a 6% no próximo ano”, disse.

Estratégias - Para o presidente da APRAS, eventos como o Fórum de Varejo são importantes para definir estratégias de atuação no mercado. “É fundamental que as cooperativas cumpram todos os requisitos exigidos para aprimorar a gestão, desenvolver produtos e ter forte posicionamento na gôndola. Pelo importante papel social e econômico que realiza no Paraná, o sistema cooperativista pode ampliar mercados e competir com eficiência no varejo”, conclui.  

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