FÓRUM PELA DEMOCRACIA: Entidades reivindicam melhorias para o Paraná
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Entidades representativas de vários setores econômicos do Estado, que fazem parte do Fórum pela Democracia, entregaram na manhã de segunda-feira (28/08) ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, um documento com 22 reivindicações para o Orçamento da União de 2007. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e a diretoria da entidade participaram do evento, ocorrido em Curitiba. Os empresários pedem recursos para agilizar obras de infra-estrutura, como a ampliação de uma das pistas do Aeroporto Afonso Pena, a conclusão da duplicação da rodovia Régis Bittencourt (trecho São Paulo-Curitiba da BR-116) e a construção de novo trecho ferroviário entre Guarapuava e a região de Ponta Grossa, entre outras. Segundo Guido Guérios, secretário-geral do Movimento Pró-Paraná, uma das entidades que compõem o Fórum, tratam-se de reivindicações antigas do empresariado paranaense. ''Em 2000 já entregamos um documento para os presidenciáveis, mas até hoje elas não avançaram'', disse. O documento elenca 11 reivindicações consideradas prioritárias, levando em conta seus baixos custos, curto espaço de tempo necessário para serem realizadas, e a relação custo/benefício.
Aeroporto - O presidente Regional Sul da Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC), Valmor Weiss, disse ter ficado satisfeito com a resposta do ministro, que se comprometeu a trazer o presidente da Infraero, entidade responsável pela infra-estrutura dos aeroportos brasileiros, para o Paraná para conversar diretamente com os empresários sobre a ampliação de uma das pistas do Aeroporto Afonso Pena. O custo para extensão em mais 600 metros de uma das pistas do aeroporto é estimado em R$ 45 milhões. O objetivo é permitir que aviões de carga de grande porte possam decolar com peso máximo do aeroporto, o que não ocorre atualmente. ''Hoje ou o avião sai com carga ou com combustível. Com os dois ele não levanta vôo por causa do comprimento da pista'', explica Weiss. Segundo Paulo Bernardo, a ampliação da pista já faz parte dos planos da Infraero, que está com uma vasta programação de reformas em todo País.
LDO - O ministro afirmou que, apesar das Leis de Diretrizes Orçamentárias para 2007 não terem sido aprovadas pelo Congresso Nacional, o orçamento de 2007 da União já está praticamente concluído, mas que ainda há possibilidades de fazer algumas mudanças. Algumas questões, segundo ele, já estão sendo atendidas, outras devem ser estudados e há, ainda, pontos que não são de competência da União, mas sim do Governo do estado e mesmo da Prefeitura de Curitiba.
Nos planos - Entre as reivindicações que estão sendo atendidas ou nos planos do governo federal, estão a reativação das obras do trecho paranaense da Rodovia Transbrasiliana (BR-153); a construção da Estrada da Boiadeira (BR-487), que liga o Paraná ao Mato Grosso; a construção de um novo trecho ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa; a conclusão do anel rodoviário de Curitiba; o aparelhamento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e a duplicação da rodovia Régis Bittencourt. ''Já tem até recursos, mas há um embróglio jurídico ambiental, que é preciso resolver antes'', afirmou o ministro do Planejamento Paulo Bernardo Silva, referindo-se à ação judicial de uma ONG ambiental contra a construção da estrada na região da Serra do Cafezal. O ministro ressaltou, ainda, que algumas questões devem ser analisadas junto a outras instâncias. ''Quem administra o Porto de Paranaguá é o governo do Estado e qualquer solução tem que ser discutida junto com o governo do Estado'', disse, respondendo a reivindicações do setor para o porto. Os empresários pedem a ampliação do cais acostável; e urgência nas obras de aprofundamento e limpeza do Canal da Galheta, rota de acesso ao porto. (Com informações da Folha de Londrina)