Fórum terá painel sobre investimentos com presidente do BNDES, Aloizio Mercadante

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, participa, no dia 8 de julho, em Curitiba, do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar. Mercadante irá discutir o tema “Oportunidades de investimentos e demandas de mercado para o cooperativismo” em um painel, junto com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, e os presidentes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

A atividade ocorrerá no segundo dia do evento, no NH Hotel, das 9h às 12h. A programação contempla ainda palestra do economista e consultor da 4Intelligence, Juan Jensen, que irá falar sobre “A nova geopolítica e os impactos no comércio exterior”. Haverá ainda a apresentação de cases de cooperativas paranaenses.

Abertura

O Fórum será aberto no dia 7 de julho, com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas e aos 100 anos da Frísia. A solenidade contará com as presenças dos presidentes da Alep, Alexandre Curi, do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Geraldo Slob. Depois, às 19h, será aberta uma exposição alusiva aos mesmos temas no Palácio Iguaçu, com a participação do governador do Estado, Ratinho Junior e da Diretoria do Sistema Ocepar.

Inscrições

O evento é destinado a lideranças do cooperativismo no Paraná. As inscrições devem ser efetivadas até o dia 20 de junho por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou whatsapp: (41) 99151 2148 / 99278 0739.

Sobre o Ano Internacional

Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A data foi instituída pela resolução 78/175 da ONU, em reconhecimento ao papel transformador das cooperativas na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

O documento da declaração também reforça a importância das cooperativas na erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero, no empoderamento de grupos marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e na luta contra a fome e a desigualdade.

Com a decisão, a ONU incentiva seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas, com foco no aspecto institucional e em políticas públicas que possam facilitar o acesso a recursos, tecnologias e apoio governamental. A expectativa é que o movimento seja reconhecido cada vez mais pelo seu impacto positivo, especialmente na inclusão econômica e social. 

Sobre a Frísia

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Saiba mais em frisia.coop.br.

 

forum folder 21 05 2025

Conteúdos Relacionados