FÓRUNS: Cocamar sedia eventos promovidos pela Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar sediou, na manhã desta quinta-feira (25/11), em Maringá, dois eventos promovidos pelo Sistema Ocepar: os fóruns Financeiro e de Mercado e o das Fiações. O primeiro foi realizado com a presença de 90 profissionais de cooperativas de diversas regiões do Estado. O evento foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que lançou um desafio aos participantes para que o cooperativismo do Paraná possa ter os melhores profissionais do mercado. "Temos que ir além dos fóruns de discussão já existentes e investir cada vez mais na profissionalização do nosso quadro. Há recursos do Sescoop/PR que podem ser aplicados em intercâmbios e treinamentos que poderão contribuir para que os nossos profissionais estejam cada vez mais preparados e dentro do perfil demandado pelo mercado", afirmou. Também participou da abertura o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço. Estiveram ainda presentes no evento, membros da diretoria da Cocari, o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gérson Lauermann, e o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti.
Programação - O doutor em teoria econômica pela FEA/USP e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, ministrou a primeira palestra do Fórum Financeiro e de Mercado. Ele falou sobre as perspectivas para a economia brasileira em 2011, cenários para a política econômica após as eleições e projeções para as principais variáveis macroeconômicas do Brasil. Houve ainda a participação do economista, secretário municipal de abastecimento e representante da agricultura na equipe de transição de governo, Norberto Ortigara, que tratou das metas do novo governo do Estado para o agronegócio no período 2011/2014. Já o agrônomo e sócio diretor da Agronconsult, André Pessoa, ministrou palestra sobre "Tendências de mercado para a soja, milho e trigo - safra 2010/11.
Fiações - Já o Fórum das Fiações discutiu as tendências de preços e de mercado para algodão e fios. Foram ainda apresentados indicadores técnicos e industriais do setor de fiações. Participaram cerca de 20 pessoas, entre representantes da área comercial, industrial e técnica das fiações das cooperativas Integrada, Cocamar, Coamo e Copasul (MS). O evento é realizado tradicionalmente a cada três meses.