FOTOJORNALISMO: Exposição marca os 60 anos de cooperativa de fotógrafos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Selecionadas pelo professor de Fotografia do Senac, de São Paulo, João Kulcsár, 40 imagens compõem a exposição Magnum, uma visão panorâmica da cooperativa fundada em 1947. A mostra, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, começou a ser apresentada no ano passado. Esteve no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Brasília e agora chega a Curitiba, à Galeria da Caixa.

Fotógrafos lendários - Diz a lenda que, onde acontece um fato, há um fotógrafo da Agência Magnum. Fundada por Robert Capa, Henry Cartier-Bresson, David "Chim" Seymour e George Rodger, em 1947, a Magnum foi a primeira cooperativa de fotógrafos do mundo. Permitia aos seus membros liberdade e independência, direito aos negativos, à assinatura e à edição do próprio ensaio fotográfico. O nome Magnum foi retirado de uma garrafa de champanhe. O primeiro escritório da Magnum surgiu em um apartamento de quarto e sala no número 125 da Rua Faubourg Saint-Honoré, em Paris, com instalações precárias e um telefone. Hoje, a agência é formada por 78 cooperados. O brasileiro Sebastião Salgado já foi um dos associados e Miguel Rio Branco é um dos colaboradores.

A Exposição - Fazem parte da mostra 40 imagens em cores e em preto-e-branco de nomes como Bresson, Capa, Elliott Erwitt, Martin Parr, Rene Burri, Steve McCurry, Alex Majori e Paolo Pellegrin, entre outros. Kulcsár negociou com os diretores da agência a concretização da exposição, idéia que o perseguia há alguns anos. Mas como escolher 40 imagens de um arquivo com mais de um milhão delas, em preto-e-branco e coloridas? Kulcsár começou pelos cem livros publicados pela agência. Depois, enveredou pelo site, onde conferiu ao menos 80 fotos de cada um dos 78 fotógrafos associados. "Foi assim que descobri jovens fotógrafos que ainda não conhecia e que adicionei à exposição", conta. Por fim, viajou à sede da cooperativa em Nova Iorque - também há escritórios em Paris, Tóquio e Londres -, almejando fazer novos achados e, finalmente, aprovar o projeto com os diretores da Magnum.

Primeira exposição no Brasil - O resultado é a primeira exposição retrospectiva da Agência Magnum feita no Brasil mesclando imagens de novos nomes à velha guarda do fotojornalismo. A mostra foi organizada em seis capítulos: "A Tradição da Mag-num", "Momentos", "Retratos", "Novas Perspectivas", "Fotografia Documental Contemporânea" e "Magnum in Motion" - este último, uma exibição de quadro vídeos. A visitação se inicia com duas fotografias de guerra feitas por Capa, anteriores à formação da agência. "Depois da Segunda Guerra Mundial, os quatro fotógrafos decidem criar a cooperativa não apenas como um meio para ganhar dinheiro, mas para expressar, pela imagem, os seus próprios sentimentos e idéias de sua época", conta Kulcsár.

Serviço - Magnum 60 Anos. Galeria da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro), (41) 2118-5114. De terça a quinta-feira, das 10 às 19 horas e de sexta-feira a domingo, das 10 às 21 horas. Até 20 de julho. (Com informações Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados