FRENCOOP I: Cooperativismo de crédito em debate no Senado Federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 400 congressistas, líderes e dirigentes de cooperativas participaram ontem (17/06), da abertura do I Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) - Cooperativismo Avanços e Desafios. O evento aconteceu no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, em Brasília (DF), e foi composto por três painéis: O cooperativismo no mundo; O cooperativismo de crédito no Brasil e O Cooperativismo e a Reforma Tributária. Este último teve a participação do consultor contábil-tributário e analista tributário do Sistema Ocepar, Marcos Antônio Caetano, e dos deputados Paulo Piau e Sandro Mabel, e Brasil Salomão.

Recepção - Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Frencoop, Odacir Zonta, que abriu o evento, acompanhado pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e os presidentes das duas casas legislativas: deputado Arlindo Chinaglia, da Câmara dos Deputados, e senador Garibaldi Alves, do Senado Federal.

Prioridades - O cooperativismo de crédito é a tônica desse primeiro seminário, organizado pela Frencoop com o apoio da OCB. Segundo o presidente da Frencoop, que justificou a realização do seminário pela necessidade de mobilização e mais apoio dos parlamentares às causas cooperativistas, são prioritários os projetos de lei que reconhecem o ato cooperativo dos ramos trabalho e crédito. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que o cooperativismo de crédito subiu no conceito popular nos últimos anos e hoje soma mais de 1,4 mil cooperativas com 3,8 mil pontos de atendimento em mais de 30% dos municípios brasileiros, além de gerar renda e remunerar melhor o capital de seus associados.

Conteúdos Relacionados