FRENCOOP: Sistema Ocepar lamenta a morte do deputado Schiavinato por Covid-19
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Lamentamos profundamente a notícia da morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Câmara Federal. A perda desta importante liderança da região Oeste do Paraná ocorre há um mês da morte de sua esposa, Marlene Schiavinato, no dia 12 de março. Manifestamos, em nome das cooperativas paranaenses, nossas condolências para todos os familiares e amigos. Era um parlamentar atuante na defesa dos interesses do agronegócio e do cooperativismo em Brasília”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Schiavinato (PP-PR) morreu na noite desta terça-feira (13/04), aos 66 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado em um hospital em Brasília. É o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da doença.
Primeiro mandato - Schiavinato estava seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi ainda integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que funcionou entre março e outubro de 2019.
Formação - Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012). Era natural de Iguaraçu (PR).
Suplente - A vaga deixada na Câmara será assumida pelo suplente Valdir Luiz Rossini (PSDB-PR). (Com informações da Agência Câmara de Notícias)
FOTO: Michel Jesus / Câmara dos Deputados